Divulgação – Comida para quem precisa

Assim como indústrias e comércios tiveram suas operações drasticamente impactadas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o terceiro setor também foi diretamente afetado. Ações sociais tem sido canceladas ou adiadas em todo o país, deixando a população mais vulnerável desamparada e em grande risco sem o suporte de doações e ações de voluntariado. Para tentar minimizar o impacto dessa situação, algumas medidas alternativas têm surgido.

Uma delas foi desenvolvida pelo GoodTruck Brasil, organização social que atua no combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos que também teve que suspender suas ações de voluntariado devido ao risco de contágio do vírus. Em parceria com alguns restaurantes de Curitiba, a ONG lançou a campanha PF do Bem.

A ideia é bem simples: os restaurantes parceiros incluem o PF do Bem em seu cardápio e os clientes podem adicioná-lo em seu carrinho junto ao seu pedido. O restaurante prepara e entrega o pedido normalmente, com a diferença que o PF do Bem é destinado não ao consumidor, mas a um banco de doações. Os PFs do banco não serão preparados na hora do pedido, mas semanalmente, quando a ONG fará a retirada das refeições no restaurante e distribuirá para a população em necessidade.

O PF do Bem também foi pensado para ajudar a fomentar o comércio local, pois não pode ser comprado separadamente, apenas acompanhando outro pedido para o restaurante. Isso tem relação com o propósito da ONG, que não objetiva ter ação assistencialista, mas sim promover a adoção de novos – e melhores – hábitos de cidadania, como o consumo consciente e responsável.

Doações

As doações do PF do Bem, no valor de R$14,90 cada, são feitas diretamente nos aplicativos de delivery, como iFood, Rappi e James Delivery e já conta com a adesão de estabelecimentos como Forneria Copacabana, Tasty Salad Shop, Cantina do Délio, Nayme Culinária Árabe, Cidadão do Mundo, A Ostra Bêbada, The Salad, Pizza CWB, GreenGo, Poke to Wok e Veg e Lev. Empresas da área de comércio de alimentos como Le Bio Sucos e Nóz Fit também estão entre os participantes dessa corrente de solidariedade e cidadania.

A campanha, que teve início no dia 30 de março e acontecerá até o mês de maio, não é a única ação do GoodTruck Brasil, que também promove a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para distribuição de kits e cestas básicas, ajudando a garantir não só a alimentação, mas também a chance de proteção contra a ameaça que assusta a todos nós. As doações podem ser feitas com a entrega direta dos produtos ou em dinheiro, através da campanha de financiamento coletivo. Mais informações sobre as doações podem ser encontradas nas redes sociais da ONG.

(fonte: Assessoria)