Curitiba recebe pela primeira vez o projeto Cozinhas e Garrafas, da Importadora Tanyno. Até a metade de agosto, a proposta é oferecer vinhos especiais harmonizados com os pratos dos restaurantes participantes, por preços de importadora, ou seja, mais acessíveis. Com isso, tentar mudar o hábito dos clientes de levar sua própria garrafa ao estabelecimento, explorando as possibilidades de harmonização com os cardápios das casas. O projeto já aconteceu em São Paulo, com sucesso. Em Curitiba, participam dois restaurantes: Doppo Cucina e Las Tablas.
A ideia foi trazida pelo diretor da Tanyno, Guillaume Verger. Para ele, o vinho precisa ganhar mais visibilidade para promover uma experiência gastronômica completa. “Mas, antes de tudo precisamos mudar os velhos costumes dos clientes que levam as suas garrafas para os restaurantes, além daqueles que deixam de consumir por achar os preços desconectados do mercado. Nossa estratégia consiste em criar cartas temáticas onde o cliente pode comprar os nossos vinhos no preço importadora”, explica ele.
Cada um dos restaurantes participantes de Curitiba optou por um tema. Enquanto o Doppo escolheu o Piemonte, que tem a ver com sua gastronomia italiana, o Las Tablas foi de Bordeaux, pensando na harmonização com as carnes grelhadas. São diversos vinhos incríveis nessas cartas especiais. Entre os italianos, destaque para o Castello di Verduno Barbaresco Rabaja 2018, Espumante Kaskal e o branco Franz Haus Pinot Grigio 2022. Dos franceses, La Dame de Montrose Saint-Estèphe 2015 e Château La Fleur de Bouard 2018.
Importadora boutique
Sediada em Joinville (SC), a Tanyno nasceu em 2020 com o propósito de importar grandes vinhos de pequenos produtores de vários países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Chile. A distribuição é nacional, para restaurantes (incluindo alguns com estrela Michellin), adegas e consumidor final. O catálogo tem quase 800 rótulos de mais de 200 produtores, dos quais 120 são exclusivos.
No final de 2023, a marca lançou as taças de cristais sopradas Tanyno Glass, buscando maior aproximação com os restaurante. “O impacto no mercado foi incrível, porque posicionamos o nosso produto por um preço muito mais competitivo comparado aos nossos concorrentes”, conta Verger.
Esse mês, mais uma novidade. A importadora apresentou no Brasil a água Saint Géron, que tem a sua fonte no centro da França. Ela é naturalmente gasosa e extremamente pura, rica em minerais. Chega para competir com marcas premium do segmento.
Saiba mais em www.tanyno.com.
- Matéria publicada na coluna Comer e Curtir no jornal Bem Paraná.
- Veja reels sobre essa experiência no instagram Comer e Curtir.