
O 3º Mundial do Queijo do Brasil elegeu, na última semana, o queijo Morro Azul como o grande vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos superando concorrentes brasileiros e internacionais. O queijo Morro Azul é produzido no Laticínios Pomerode, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Enrolado em uma cinta de madeira, ele é um queijo suave e cremoso. Notas amanteigadas e lácteas são predominantes. É um produto livre de lactose, sem adição da enzima lactase. (A lactose é eliminada naturalmente na maturação).
O Morro Azul é um queijo de leite de vaca e tem casca mofada e massa mole e foi desenvolvido pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, proprietários do Laticínios Pomerode. Ele foi premiado em 2023 no 35º “World Cheese Awards”, na Noruega, como o Melhor Queijo da América Latina.
Concurso distribuiu cerca de 600 medalhas
O Mundial do Queijo do Brasil também premiou 598 queijos e produtos lácteos com diferentes medalhas. Foram 99 medalhas do prêmio máximo do Super Ouro, 149 de Ouro, 150 de Prata e 200 de Bronze.
A editora do Comer e Curtir, Simone Meirelles, participou do corpo de jurados, formado por 300 especialistas. A análise foi bastante criterioso e analisou 1900 queijos, com avaliações de casca, massa, aroma e sabor, num conceito multisensorial.
Os 300 jurados se organizaram em mesas espalhadas pelo Teatro B32, na Avenida Faria Lima, em São Paulo, onde aconteceu a 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, de 11 a 14 de abril.
Cada mesa contava com cerca de 20 produtos que eram avaliados cuidadosamente por dois ou mais jurados que computavam suas notas por meio de tablets.
Na abertura do concurso , Heloisa Collins, uma das comissárias da competição, exaltou o profissionalismo do concurso: “O sucesso do concurso depende de vocês (jurados). Fizemos tudo possível para que vocês desempenhem um bom trabalho.”
Luciana Matsugma, outra comissária do concurso, destacou o impacto do evento para os queijeiros que enviaram seus produtos: “Essa responsabilidade que vocês (jurados) têm no julgamento é muito importante porque vocês podem mudar o percurso de muitas histórias. Quando cada um dos produtores nos entregaram os queijos pediram o cuidado como se fosse um filho. Lembrando que cada pontuação pode mudar a história de muita gente”.
Palácio dos Bandeirantes recebeu vencedores
Os vencedores do concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos foram recebidos em um coquetel de premiação no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.
Veja abaixo a lista completa de vencedores: