Rodrigo Oliveira/Divulgação – Ambiente externo do Quintal do Porco

A carne suína está em alta. Prova disso é o sucesso da Casa do Porco, em São Paulo, eleito um dos 50 melhores do mundo de acordo com o The World’s 50 Best Awards 2021. E Curitiba ganhou um representante à altura: o Quintal do Porco, inaugurado em março, no bairro Mercês.  O restaurante da empreendedora Clemilda Thomé investe na versatilidade da carne de porco, com um cardápio criativo, assinado pelos conceituados chefs Eva Santos e Dudu Poerner.

Foto: Panceta com chutney de abacaxi (foto SM)

Em um ambiente charmoso, que inclui um amplo espaço externo e coberto, os pratos são servidos com muito capricho. Já nas entradas, destaque para o Acarajé de Porco, uma releitura do tradicional acarajé baiano, receita da chef Eva, e que leva pernil desfiado e vinagrete de pimenta de cheiro. Aliás, tenho a sorte de ser uma das primeiras a provar esse prato, pois a chef Eva o preparou para meu aniversário no ano passado, quando estava testando as receitas! 

Foto; Leitão à bairrada servido desossado (foto SM)

Vale provar ainda os Dadinhos de panceta com chutney de abacaxi e picles de cebola e o crocante Snack de orelha de porco com molho crem (de raiz forte).  Não deixe de pedir o Pão de torresmo feito na casa, servido com banha de porco moura com crocantes de batata, cebola e bacon. Uma delícia!

Foto: Acarajé de pernil (foto SM)

Como prato principal, recomendo o Porco à bairrada, assado em baixa temperatura e finalizado no forno a lenha. Bem temperado, com casquinha pururuca, é divino! É servido já desossado e em pedaços. De acompanhamento, uma imperdível quirera bem temperada, cozida com aparas de porco. Foi a melhor que já comi até hoje!  

Foto: Quirera saborosa da chef Eva (foto SM)

Entre as sobremesas, destaque para o pudim com sorvete de pipoca e o Parfait de Banana, com várias texturas da fruta.

Foto: Sobremesa de banana em várias texturas (foto SM)

 Para os amantes de drinks, a coquetelaria do Quintal do Porco é assinada pelo mixologista Douglas Peres, do Bar Tan Tan, em São Paulo, com ótimas opções de drinks clássicos e autorais. Dentre esses últimos, recomendo o Dirty Collins , que leva gin, suco de limão siciliano, xarope de azeitonas sicilianas e água com gás. É bem equilibrado, vale experimentar!

Foto: Chef Eva dos Santos e Clemilda Thomé (foto SM)

 O Quintal do Porco fica na Av. Manoel Ribas, 540 – Mercês. O atendimento acontece de terça-feira a sábado para o jantar; às sextas-feiras e sábados, também para o almoço. E no domingo será servido o almoço, em horário estendido. Reservas e informações: 41 – 99570-0539 (Whatsapp).

OBS. Matéria publicada na Coluna Comer e Curtir do jornal Bem Paraná no dia 22/03/2022