Divulgação/Seafood from Norway – Salada de Bacalhau da Noruega com Grão de bico e Rúcula

Que bacalhau é um peixe gostoso e versátil em várias receitas todo mundo sabe, mas você sabia que, além do sabor, ele é altamente saudável? Pescado nas águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, o bacalhau tem baixo teor de gordura – em 100g do peixe há apenas 160 calorias, sendo que 96% das calorias de cada porção de bacalhau provém de proteínas, cálcio, ferro, vitaminas A e B12, selênio, iodo e ômega 3, além de ser totalmente livre de conservantes, pois é apenas peixe, sal e mais nada.

Um estudo anual realizado pela Kantar TNS, em nome do Conselho Norueguês da Pesca, mapeou as preferências e o comportamento dos consumidores de frutos do mar. Foram realizadas cerca de 25 mil entrevistas em 25 países. Esse é o maior estudo sobre consumo de frutos do mar no mundo, com informações relevantes sobre padrões e tendências de consumo.

Os dados coletados indicam que, no Brasil, 57% dos entrevistados gostariam de consumir mais frutos do mar e 69% afirmam que consomem peixe uma vez por semana ou mais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de peixe duas ou três vezes por semana, um total de 300 a 450g.

A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do planeta, além de ser uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento para produtos do mar do mundo. A maior parte da pesca norueguesa é certificada em conformidade com normas internacionais de meio ambiente, reconhecidas mundialmente.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua, e da mesma família (Gadidae) há outros peixes salgados secos encontrados no Brasil.
· Bacalhau Salgado Seco Gadus morhua- Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco. Depois de cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.
· Saithe Salgado Seco Pollachius virens – É o mais comercializado no Brasil. Possui sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.
· Ling Salgado Seco – Molva molva – O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau. Sua carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.
· Zarbo Salgado Seco – Brosme brosme – É o menor entre os cinco peixes tipo bacalhau. É mais roliço do que o Ling e possui barbatana dorsal contínua. Indicado para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.
Para saber se está levando o autêntico Bacalhau da Noruega para casa, é importante checar a origem do produto. Busque pelas etiquetas, logo e pergunte ao vendedor para se certificar que o produto é realmente exportado pela Noruega.

Receita saudável com o Bacalhau da Noruega

Salada de Bacalhau da Noruega com Grão de bico e Rúcula


Tempo de preparo: 20 – 40 min / Grau de dificuldade: Fácil / Rende 4 porções
Ingredientes:
· 800g Bacalhau da Noruega
· Folhas de rúcula
· 2 potes de grão de bico
· 1 pote de azeitonas pretas
· 4 ovos
· 250g de tomates cereja
· Salsinha
· 1 dente de alho
· 2 folhas de louro
· 1 cebola
· 1 pouco de azeite de oliva
· 1 pitada de sal
· 1 pitada de pimenta do reino
· Vinagre

Comece aromatizando o caldo em que vamos escaldar o Bacalhau da Noruega. Junte na água um pouco de azeite, 2 folhas de louro, 1 dente de alho e uns grãos de pimenta do reino. Quando a água estivar fervendo, junte o bacalhau e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Espere esfriar e retire a pele e as espinhas. Em seguida, lasque o Bacalhau da Noruega, obtendo umas lascas bem definidas. Para esta receita poderá usar as aparas ou postas médias. Corte o tomate cereja em quatro, pique a cebola, a salsinha e corte os ovos em meias luas. Em uma tigela ponha o grão de bico, junte a cebola picada e misture. Junte a salsinha e volte a misturar, acrescentando algumas lascas de bacalhau. Reserve o restante para, mais tarde, decorar a salada. Junte o tomate cereja, tempere com um pouco de azeite, pimenta do reino e vinagre. Se achar necessário, acrescente sal. Em um prato grande, coloque a rúcula, cubra com a salada de grão de bico e acrescente algumas lascas de Bacalhau da Noruega e tomate cereja. Decore com os ovos cozidos, as azeitonas pretas e mais um pouco de azeite.

(fonte: Assessoria)