
Impressionante. Esse foi o melhor adjetivo que encontrei para o Templo da Cachaça, mistura de loja e museu dedicados à mais brasileira das bebidas. O local tem 900 m², três andares e mais de 6 mil rótulos de cachaça dos mais variados tipos, sendo que dois mil deles estão à venda. Há rótulos raros, outros caros, sabores que desafiam o paladar com nuances de madeira e especiarias.
Este projeto não é de hoje. Vem da paixão de Orlando Osmar Regis pela cachaça, a ponto de ter uma coleção de 4 mil exemplares antes mesmo de abrir a loja. Ao organizar tudo, a ideia de espaços de convivência surgiu e chegou à loja. Aí a evolução foi natural: a coleção expandiu, os frequentadores começaram a querer adquirir os produtos, veio a aquisição de barris de envelhecimento, as marcas próprias, e então o Templo da Cachaça, que está comemorando um ano de funcionamento, com mais de 2 mil rótulos à disposição para venda, com valores de R$ 50 a R$ 3.000.
O espaço agora é um endereço para conhecimento técnico e sensorial para os apreciadores da bebida. Uma vez por mês, promove jantares harmonizados com cachaça, divulgando o consumo correto e consciente da bebida como destilado de qualidade e o único legítimo do Brasil. Comida boa, música ao vivo e muita conversa comandam a noite.

Museu – O Museu tem cerca de 2 mil rótulos de garrafas muito antigas, produzidas em diversas épocas: dos anos 50 até a década de 80. Conta com 250 rótulos raros produzidos nesta época na região agrícola de Curitiba. A curiosidade é que Curitiba nunca possuiu alambique registrado, mas tinha centenas de marcas. Há também um pequeno alambique para o visitante visualizar e entender o processo de fabricação da cachaça.
É necessário agendar a visita ao museu. O preço é de 30 reais por pessoa, que pode ser revertido em até 10% de desconto nas compras na loja. O Templo da Cachaça fica na Av. Senador Salgado Filho, 3156, no Uberaba. Fone (41) 99972-5055. Funciona de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados das 10h às 18h.