Depois de um período sendo revendidos no antigo “Bergallo Caffè”, a sorveteria La Basque reabriu em Curitiba para a alegria das gerações que adoram os sorvetes considerados pelos próprios consumidores como o “melhor sorvete do mundo”. Sob o comando da economista Mariana Arruda e de sua mãe, Amélia Portela, que também é arquiteta e empresária, o espaço foi revitalizado e já está funcionando na Av. Cândido Hartmann, 380 – Mercês.
“Quando era pequena, lembro muito bem que eu e meu irmão adorávamos ir à Babuska (primeiro nome da La Basque) no Leblon, no Rio de Janeiro para tomar aqueles sorvetes que até hoje mantém a mesma qualidade e sempre são uma experiência deliciosa! O potencial da La Basque em Curitiba é surpreendente, pois notamos uma legião de verdadeiros fãs para cada sabor”, afirma Mariana.
Na loja, com capacidade para 34 pessoas na parte interna, estão disponíveis potes de 140 ml e de 700 ml, picolés, buffet de sorvete e sobremesas como Petit Gateau de chocolate/doce de leite, Brownie, Bolo, Sundae, Banana Split, Milk Shake e Waffles. Uma das novidades é o Taglioline de Chocolate – massa feita com cacau e servida com ganache de chocolate e sorvete La Basque. Também há embalagens para viagem e presentes como, por exemplo, as colheres coloridas de sorvetes.
Os sorvetes são divididos nas linhas: Especial, Tradicional, Sorbet (com água) e Light (que pode ser consumido inclusive por diabéticos, isso porque a gordura é substituída por proteína de soro e o açúcar por sorbitol). Também não contêm glúten e há uma grande variedade de toppings, como as pepitas e as gotas de chocolate, caldas, gomas divertidas, castanhas e tubetes. Entre os sabores mais pedidos estão Chocolate com Amêndoas, Doce de Leite com Nozes, Iogurte com Frutas Vermelhas, Pistache e o sublime Menta Choc Chip.
Além disso, a casa tem um cardápio diversificado para as várias horas do dia. “Passamos a servir café da manhã em combinados com as bebidas (Expresso/ Caffe Latte/ Chá/ Chocolate Quente ou Gelado/ Suco de Laranja ou Refrigerante). As opções são Pão na Chapa, Pão de Queijo, Pastelitos, Paninis ou Waffle e podem ter adicionais (ovos mexido, bolos, Nutella, mel)”, explica Amélia.
A La Basque Curitiba também apresenta um talentoso barista especializado em latte art e que utiliza blends especiais selecionados pelo Lucca Cafés Especiais. Além das opções tradicionais, há sugestões como o Cappuccino Trufado de Avelãs, e os cafés com sorvetes, com o Affogato Amarula que harmoniza sorvete Vanilla Creme mergulhado em um “shot” de licor de Amarula, calda de chocolate e um ristretto de expresso.
Para lanches rápidos são servidos salgados como o pão de queijo, pastelitos, quiches cremosas e a famosa coxinha integral de batatinha doce assada no forno. Há também os sanduíches, com destaque para o Salmão Fume (Salmão defumado e Cream Cheese) e Crazy Meat (Carne desfiada em molho cremoso de cebola na muçarela). Nas refeições, os clientes podem escolher saladas variadas, massas artesanais e pratos como estrogonofe ou frango grelhado com creme de espinafre. Há ainda a linha Detox com sopas, shakes e sobremesas.
Sobre a Marca
Inaugurada em 1980, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, pelo banqueiro Aloísio Farias, a marca tinha a intenção de produzir no Brasil um sorvete de altíssima qualidade, que, mesmo industrializado, conservasse características artesanais, semelhante aos melhores sorvetes do mundo, classificados como “Super Premium”.
A La Basque utiliza ingredientes selecionados (manteiga extra, creme de leite, pistaches/ cerejas importados, chocolates Hersheys, geleia Queensberry). O sorvete passa por um processo de maturação de quatro horas antes de ser congelado, para ganhar mais consistência (reduzir a incorporação de ar e ficar cremoso) e sabor.
Serviço:
Av. Cândido Hartmann, 380, loja 01
Telefone: (41) 3077-5878
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 19h / Finais de Semana e Feriados: das 13h30 às 19h