
Paella Valenciana (Releitura da paella tradicional feita com legumes, mix de pimentões, cogumelos, azeitonas pretas, amêndoas e frutos do mar. Não contém glúten) (foto Lucas Costa)
Recém-inaugurado em Curitiba, o restaurante Veg e Lev já é um sucesso. Com a proposta de usar a alimentação para fazer o bem às pessoas, o restaurante conta com um cardápio completo que envolve opções saudáveis, entre elas veganas e vegetarianas, além de proporcionar aos clientes um ambiente agradável, preços amigáveis e localização privilegiada.
A ideia do Veg e Lev é oferecer uma gastronomia saudável, criativa e cheia de sabor. As criações exclusivas são elaboradas pela equipe multidisciplinar do restaurante. A maior parte dos pratos é vegana e todas as opções são vegetarianas – sendo possível solicitar uma porção de carne magra orgânica para acompanhar. O cuidado e a dedicação dos mais de dois anos de trabalho e pesquisa antes da abertura oficial refletiram na resposta do público. O cardápio conta com entradas, saladas e sobremesas, além de cinco pratos quentes, que mudam a cada dia. “Tivemos o cuidado de desenvolver pratos leves, mas que deixam o cliente satisfeito e sejam funcionais”, pontua o chef Afro Martins Junior, um dos idealizadores do restaurante.
Entre os destaques da casa está o Gnocchi de Banana da Terra; o Risoto de Alho Poró com Manteiga de Couve-flor saiu do cardápio, pode colocar o Ratatouille de Legumes com Quinoa ou o Risoto de Espinafre com Parmesão; a Moqueca de Pupunha; a Pupunha ao Limão Siciliano; o Veg Brasil (feijão preto, arroz cateto com vermelho, abóboras grelhadas, couve refogada com alho e um bife grelhado de sementes e cogumelos); e a Lasanha de berinjela e abobrinha com bolonhesa de soja.

Veg Brasil (feijão preto, arroz cateto com vermelho, abóboras grelhadas, couve refogada com alho e um bife grelhado de sementes e cogumelos) (foto Jorge Mariano)
História
O Veg e Lev surgiu da união do sonho de quatro pessoas. Afro, advogado, sempre foi apaixonado por gastronomia, até que decidiu estudar um pouco mais sobre a área. Almiro Neto, jornalista, passou por vários setores da comunicação e sempre buscou informações para tornar a própria alimentação saudável. E o casal Adam Menegazzo e Jéssica Benfati, ambos formados em administração, que também possui cursos de gastronomia nos currículos. “O mesmo objetivo nos uniu, e o resultado é uma ideia madura, bem elaborada”, explica Jéssica.
Todos os detalhes do restaurante foram desenvolvidos de acordo com a proposta da casa. Na entrada, uma pequena horta recepciona os clientes, que serve de matéria-prima para muitos pratos. Os uniformes, feitos pela estilista Gabi Mazepa, são feitos com rejeitos da indústria têxtil. Além do restaurante, o espaço também possui uma galeria para artes visuais.
Com pouco mais de seis meses de funcionamento em Curitiba, o restaurante Veg e Lev, um dos principais endereços da gastronomia saudável na cidade, já colhe os primeiros frutos de um trabalho de excelência. O estabelecimento acaba de ser indicado ao Prêmio Bom Gourmet 2015, promovido pelo jornal Gazeta do Povo, na categoria “Melhor Prato Vegetariano”, onde teve dois preparos listados entre os oito melhores de Curitiba: Pupunha ao Limão Siciliano, e Moqueca de Pupunha.
O Veg e Lev fica na Alameda Prudente de Moraes (nº 1.218), no Centro de Curitiba. A casa abre para o almoço de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados e domingos, das 12h às 15h. Mais informações no site www.vegelev.com.br, na página oficial do restaurante no Facebook (www.facebook.com/vegelev) ou pelo telefone (41) 3121-1218.