
Nos dias 3 e 4 de agosto, aconteceu o Wines of Chile On the Road Digital 2021, a terceira edição brasileira da feira itinerante de vinhos promovida pela associação que representa 76 das principais vinícolas chilenas no mercado global. Este ano, o evento contou com a participação de 24 produtores chilenos, que se conectaram em 4 apresentações para um público de especialistas, comunicadores e profissionais do mercado brasileiro de vinhos.
No total, mais de 700 convidados acompanharam o evento ao vivo pelo Zoom e assistiram às aulas sobre vinhos chilenos, seguidas de degustações guiadas pelos enólogos e representantes das vinícolas, que se conectaram direto do Chile para a apresentação. Os convidados assistiram ao evento de 18 estados, em todas as regiões do Brasil e tiveram a oportunidade de provar mais de 40 rótulos premium do Chile, de diferentes tipos, estilos e expressões que o país oferece. Participei e foi muito interessante. Um momento para aprender mais sobre as vinícolas e os vinhos chilenos.
Com a mediação dos especialistas Diego Arrebola e Jessica Marinzeck, o evento contou com a participação de algumas das mais destacadas vinícolas chilenas, incluindo Aromo, Bisquertt, Bodegas Tagua Tagua, Casa Silva, Casas del Bosque, Château Los Boldos, Concha y Toro, Cono Sur, De Martino, Emiliana Organic Vineyards, Garcés Silva, Haras de Pirque, Koyle, Maquis, Montes, Morandé, Neyen Apalta Estate, Odfjell, Requingua, San Pedro, Santa Rita, Sutil Wines, Ventisquero e Viu Manent.
O evento marca um importante momento para o vinho chileno no Brasil, já que desde 2020 o nosso mercado assumiu a liderança no ranking de exportações de vinhos do Chile, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos, a China, o Reino Unido e o Japão.
“Estamos orgulhosos do grande sucesso desta terceira edição de nossos Wines of Chile on the Road”, comenta Angelica Valenzuela, Diretora Comercial da Wines of Chile.
“Embora não possamos estar presencialmente no Brasil, o formato online nos permitiu ter um alcance maior, chegando a lugares e pessoas que de outra forma não seria
possível”, afirma ela. E complementa: “Estamos felizes por ter alcançado mais de 700 comunicadores e profissionais do vinho no Brasil, trazendo-lhes o melhor dos nossos vinhos, produtos que personificam a nossa qualidade, diversidade, sustentabilidade e inovação”.
Foram mais de 3.600 vinhos enviados aos convidados em cerca de 600 kits de degustação, cada um destinado a um dos temas de apresentação da Masterclass e da
Feira Virtual. Pensadas para os profissionais do mercado de vinhos, as apresentações da Feira Virtual abordaram os temas dos Vinhos para Consumidores Exploradores, os
Tintos Clássicos, os Vinhos de Verão e os Vinhos Premiados do Chile. Já as Masterclasses, desenvolvidas especialmente para os especialistas e comunicadores, incluíram os temas Passado e Futuro, Clássicos de Qualidade, Vinhos de Costa e Novas Fronteiras do Chile.
Durante as apresentações, Diego Arrebola conduziu o público em uma viagem virtual pelas principais regiões vitivinícolas do Chile: do Norte delimitado pelo deserto do
Atacama, até o Sul, na fronteira com a Patagônia; e da costa do Oceano Pacífico, passando pelos vales centrais e chegando ao sopé da cordilheira dos Andes. Em seguida, sommelière Jessica Marinzeck apresentou os temas do dia e convidou os enólogos e representantes das vinícolas para apresentarem os seus vinhos, além de trazer perguntas e comentários do público.
Além da transmissão pelo Zoom para os convidados, o evento também foi exibido para o público geral pelo YouTube da Wines of Chile Brasil, que teve cerca de 2 mil
visualizações durante os dias do evento. Durante a semana, a página da @winesofchilebr foi marcada mais de 500 vezes em publicações e stories no
Instagram e no Facebook, com as hashtags #winesofchilebrasil #degustachile e #vinhoschilenos.