Se a conexão de um produtor com sua terra se manifesta na personalidade e na qualidade de um vinho, prova incontestável disso são os rótulos da família Massolino, do Piemonte, ao norte da Itália. Vinícola que, a partir de setembro, entra para a carta dos grandes vinhos que a Zahil traz ao Brasil, com quatro de seus Barolos, incluindo três de seus celebrados e premiados crus, reverenciados por apreciadores ao redor do mundo.

A Azienda Agricola Massolino foi fundada em 1896 por Giovanni Massolino, mais especificamente na comuna Serralunga d’Alba. Um dos filhos de Giovanni foi um dos fundadores do “Consorzio di Tutela Barolo Barbaresco” (Consórcio para a Defesa do Barolo e Barbaresco) que, em 1908, criou o certificado de autenticação de origem num acordo entre órgãos locais e produtores. Foi apenas em 1924, que o parlamento italiano aprovaria a lei oficializando as características dos vinhos da região.

Hoje, ela é conduzida pelos irmãos Franco e Roberto, a quarta geração dessa família que ainda mantém laços profundos com a Serralunga d’Alba e mantém um processo de vinificação clássico e tradicional aplicando, contudo, as mais atuais técnicas e tecnologias para se alcançar vinhos com altíssimo padrão de qualidade.

Barolos são imediatamente reconhecíveis no paladar

Os Barolos são alguns dos grandes vinhos do mundo pela sua história e qualidade, contudo, muitos apreciadores apenas ouvem sobre eles em mesas de conversa sobre esse universo, no entanto, ainda não tiveram uma oportunidade para degustá-lo. “Claro que estamos falando de um vinho que não atende a um consumo de rotina, do dia a dia. Um Barolo exige respeito, o que não significa que devemos nos distanciar dele. Uma garrafa merece ser aberta em ocasiões especiais, sejam elas uma celebração ou apenas para proporcionar um momento de alegria e prazer”, diz Bianca.

São vinhos imediatamente reconhecíveis no paladar devido à sua estrutura inconfundível, que gera um vinho encorpado, com altos níveis de taninos e frescor, equilibrados por uma grande riqueza de aromas e sabores. A Zahil importará com exclusividade quatro dos Barolos da família Massolino, incluindo três de seus celebrados e premiados crus: Parussi, Margheria e o Vigna Rionda Reserva 2014. Sendo, este último, definido por Antonino Galloni um dos melhores Vigna Rionda que ele já provou.

Além dos Barolos, os amantes do Piemonte também terão a oportunidade de conhecer os Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba e o delicadíssimo Moscato d’Asti.