Livro que resgata memória da propaganda paranaense é lançado em Curitiba

A obra é o ponto central de uma iniciativa que envolve multiplataformas

Cícero Lira
Renato Cavalher, José Dionísio Rodrigues (Instituto JD Rodrigues), Paulo Vítola e João Pedro Albuquerque comemoram lançamento, considerado um marco para o segmento da comunicação no Paraná. Foto: Kraw Penas

O mercado publicitário se reuniu nesta terça-feira (28), no Radisson Hotel Curitiba, para acompanhar o lançamento do livro “100 Anos de Criatividade”, projeto idealizado por João Pedro Albuquerque, executado pelo Instituto JD Rodrigues (Grupo OM Marketing & Comunicação), que tem a autoria do escritor e publicitário Paulo Vítola, pesquisa do jornalista Cícero Lira, direção geral do designer Zeh Henrique Rodrigues, direção de arte de Paula Aires e pesquisa iconográfica de Eliane Sganzerla.

A edição celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Estado, apresentando um recorte de 1921 a 2021, com acervo histórico de peças e mais de 50 depoimentos de profissionais que ajudaram a construir essa trajetória. Para JD Rodrigues, fundador do Grupo OM, a obra preserva a memória da propaganda paranaense e se torna essencial para as próximas gerações de comunicadores. “A História da Propaganda do Paraná merece uma obra dessa envergadura. E muito obrigado a todos os que ajudaram a viabilizar este magnífico projeto”, destaca.

Em “100 Anos de Criatividade” estão registrados diversos momentos da propaganda, sempre em sintonia com a transformação da economia e da sociedade, contadas pelos pesquisadores e pelos próprios protagonistas. “No livro, procurei mostrar como a propaganda sempre azeitou as engrenagens da vida econômica, social e política paranaense, desde a Emancipação até os dias de hoje, por meio da criação de histórias absolutamente encantadoras”, diz Paulo Vítola, que também é presidente da Academia Paranaense de Letras (APL).

O livro é o ponto central de uma ampla iniciativa que já conta com uma landing page – https://propr100.com.br/ – onde estão informações como o acervo histórico de peças publicitárias, os 100 Melhores Anúncios, as 100 Melhores Campanhas, os 100 Melhores Spots de Rádio, os 100 Melhores Jingles, os 100 Melhores Filmes e as 100 Melhores Ações em Mídia Digital da propaganda paranaense em 100 anos de trabalho. Também serão lançados futuramente podcasts e webséries com o tema.

Outras informações e conteúdos podem ser acompanhados no Instagram @propr100. O livro pode ser adquirido no site https://palavraria.com.br/prateleira/.

Ficha Técnica

Idealização: João Pedro Albuquerque

Realização: Instituto J.D.Rodrigues Marketing & Comunicação Integrada

Plano da obra, pesquisa histórica, texto e organização: Paulo Vitola

Coordenação geral: Zeh Henrique Rodrigues

Atendimento: Laura Sferelli Fontoura

Pesquisa sobre a Propaganda paranaense de 2000 a 2021: Cícero Lira

Pesquisa e levantamento iconográfico: Eliane Sganzerla

Copidesque dos depoimentos:  Roberto Prado

Projeto Gráfico: Paula Ayres

Diagramação: Alberto Hermes Machado dos Santos

Impressão: Corgraf

Apoio:

Grupo OM Marketing e Comunicação

OpusMúltipla

Brainbox

HouseCricket

Senso

Tailor Media

D’OM

ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade

AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Amplo Logística

Básica Comunicações

Corgraf

GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Imagem Brasil Comunicação Visual

Jamute Áudio

Redhook School

SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná