O craque Cole Palmer, do Chelsea: o melhor da Copa do Mundo de Clubes
O craque Cole Palmer, do Chelsea: o melhor da Copa do Mundo de Clubes (Crédito: Divulgação/Chelsea)

A Copa do Mundo de Clubes da Fifa terminou no último domingo (dia 13), com o título do Chelsea sobre o PSG. A final consagrou o talento do meia/ponta inglês Cole Palmer, 23 anos. O jogador foi adquirido por 43 milhões de euros em setembro de 2023, pagos ao Manchester City. Desde então, já soma 43 gols e 28 assistências em 97 jogos pelo clube de Londres.

No Mundial, Palmer fez três gols e duas assistências em seis jogos. Deixou o melhor para a final, com dois gols e uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o PSG.

Com esse desempenho, o inglês figura em três seleções dos melhores da competição.

Emissora

A DAZN, emissora que tem os direitos transmissão da competição, publicou uma equipe escolhida pelo voto dos integrantes da sua equipe. Os critérios não foram divulgados – ou seja, aparentemente foi na base do ‘achismo’ mesmo.

Dazn1
A seleção do Mundial da DAZN (Crédito: Divulgação/DAZN)

Destaques da Fifa

A FIFA não divulgou uma seleção oficial do Mundial. O grupo de estudos da entidade, liderada pelo ex-técnico Arsene Wenger, publicou apenas as premiações de craque (para Cole Palmer), de melhor goleiro (Sánchez, do Chelsea), artilheiro (Gonzalo García, do Real Madrid) e melhor jogador jovem (Desiré Doué, do PSG).

O Sofascore e o WhoScored divulgaram suas seleções. Os dois sites atribuem notas de 0 a 10 para os jogadores a cada partida. Para entrar na seleção final, é preciso ter disputado mais da metade da competição.

Sofascore

Na equipe do Sofascore, um brasileiro entre os 11: o zagueiro Marquinhos, do PSG. E um jogador de clube brasileiro no time dos melhores: o ponta colombiano Arias, do Fluminense.

ESP-Sofascore
Seleção da Copa do Mundo de Clubes do Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Se não fosse considerado o limite mínimo de partidas disputadas, o ponta brasileiro Savinho, do Manchester City, também estaria na seleção. Ele terminou com nota média 8,03.

No Sofascore, outra curiosidade é o craque argentino Lionel Messi, do Inter Miami, empatou com Cole Palmer, com nota média 7,88.

WhoScored

Na seleção do WhoScored, nenhum brasileirou entrou para a equipe dos melhores. E o único representante de um clube brasileiro é o zagueiro argentino Barboza, do Botafogo.

WhoScored
Seleção do Mundial do WhoScored (Crédito: Reprodução/WhoScored)

Quatro unanimidades

Quatro jogadores estão nessas três seleções (DAZN, Sofascore e WhoScored): o ponta Pedro Neto (Chelsea), o astro Cole Palmer (Chelsea), e os laterais Cucurella (Chelsea) e Hakimi (PSG).