alexandre leprevost fala de crianças autistas
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O vereador Alexandre Leprevost (União) fez coro com o irmão, o deputado estadual Ney Leprevost, pré candidato do União Brasil à prefeitura, e falou na Câmara sobre a denúncia de maus-tratos contra crianças e adolescentes autistas no Abrigo Institucional Casa do Piá 1, mantido pela Fundação de Ação Social (FAS). 

A Casa do Piá 1 recebe crianças e adolescentes acolhidos por determinação judicial. A denúncia  foi publicada originalmente pelo Intercept Brasil no dia 25. “Um lugar que era para tratar os autistas de forma digna, da melhor forma possível, infelizmente, se tornou, provavelmente – por isso que nós estamos levantando os fatos, para realmente não acusarmos em vão -, um lugar onde crianças possivelmente estejam sendo agredidas”, afirmou o vereador. “São crianças de extrema vulnerabilidade, que tiveram que deixar a companhia dos seus pais.”

E essas denúncias, informa a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, motivaram outros vereadores a fazer pedidos de informações oficiais à prefeitura e à FAS. “É com indignação que tomamos conhecimento dos episódios de violência física e psicológica contra as crianças autistas, que são alvos de agressões verbais e físicas por parte dos próprios responsáveis pelo seu acolhimento e cuidado”, diz o requerimento de iniciativa dos vereadores da bancada do PT, Angelo Vanhoni, Giorgia Prates – Mandata Preta e Professora Josete.

Dalton Borba (Solidariedade), autor do outro pedido, busca informações sobre todas as casas de acolhimento da capital e indaga se foi aberto algum procedimento administrativo para investigar as denúncias de maus tratos às crianças autistas.

Leia também: Ney quer investigação por denúncia de abusos contra crianças autistas em abrigos da prefeitura