ney leprovost itaipu apoio deputados assembleia
Deputado Ney Leprevost (União). Reprodução TV Assembleia

Em apartes a uma manifestação do deputado Arilson Chiorato (PT) em favor da da Itaipu Binacional, os deputados Hussein Bakri (PSD), líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PSD), líder da sua bancada na casa, e o deputado Ney Leprevost (União) manifestaram apoio à atual administração da Itaipu. A manifestação de Arilson Chiorato, na sessão desta terça-feira (25), foi motivada por publicações que vêm sendo veiculadas no jornal Folha de São Paulo, que questionam convênios da empresa com municípios paranaenses.

“Não me falta gratidão e reconhecimento. É totalmente fora de propósito essa denúncia contra Itaipu. Sou membro de um partido de centro-direita e quero citar um exemplo: as escolas do nosso Paraná, que é governado pelo nosso querido governador Ratinho Junior, foram beneficiadas com um convênio, com recursos da ordem de quase R$ 20 milhões. Vejam a importância que tem essa empresa do ponto de vista estrutural. Tivemos investimentos importantes. Entre a Lapa e São João do Triunfo vai sair um ponte que vai beneficiar moradores que há anos sofrem. São R$ 10 milhões em investimento”, citou.

Romanelli disse que falava como líder do PSD. “Quero manifestar minha solidariedade em relação ao governo federal e à Itaipu. A Itaipu historicamente investia exclusivamente nos municípios da região Oeste. E, com o programa ‘Itaipu mais que energia’, beneficiou 100% dos municípios paranaenses. Beneficiou com programas na área da sustentabilidade tanto ambiental quanto social. Programas extremamente importantes, que mudaram a realidade, sem fazer nenhum tipo de ação política. Na verdade, foi um sistema vinculado à apresentação de bons projetos, com chamamento público, e os municípios apresentaram os projetos. Quero me solidarizar, dizer que visão republicana do governo federal e da Itaipu é fundamental para os municípios paranaenses”, disse Romanelli.

Outro dos deputados que falaram sobre Itaipu, Ney Leprevost (União), em seu aparte, disse que, mesmo sendo oposição ao governo Lula e ao PT, não poderia deixar de reconhecer “a capacidade, a competência e a dedicação do Enio Verri”, que é o diretor-geral brasileiro da binacional. “É um dos melhores quadros técnicos que nós temos na atual administração federal. E a Itaipu também tem um quadro de funcionários extraordinário. Itaipu é um orgulho para o estado do Paraná”, disse Leprevost.

Leia também: Partido de centro, fruto da fusão de PSDB, Podemos e Solidariedade, federado com MDB, pode ser alternativa à polarização em 2026