
A Executiva estadual do PT do Paraná informou na noite desta quinta-feira (31) que se reuniu para avaliar os recursos apresentados relativos à eleição do partido, o Processo de Eleição Direta (PED). Nessa reunião, que aconteceu no formato híbrido, com participação presencial na sede, em Curitiba, e virtualmente, foram avaliados os pedidos de impugnação de ambas as chapas que disputaram o segundo turno da eleição no domingo. Após a análise, o deputado estadual Arilson Chiorato ficou com 8.438 votos. Já o deputado federal Zeca Dirceu registrou 7.949 votos. A diferença entre ambos ficou 489 votos. Zeca Dirceu informou que vai recorrer ao PT nacional.
Segundo divulgou o PT, ao todo, 32 pedidos de revisão foram apresentados pelas duas candidaturas que chegaram ao segundo turno. A avaliação dos pedidos de impugnação foi feita cidade por cidade e na presença de representantes das candidaturas, com respectivos advogados. O Departamento Jurídico do PT também esteve presente na reunião.
O recurso de cada cidade foi apreciado individualmente. A reunião durou das 11h30 às 20h39 do dia 31 de julho. Todos aqueles pedidos que foram considerados verossímeis ou com a documentação que demonstrasse a seriedade do pleito foram acatados, gerando anulação de votos.
A Executiva também debateu a realização do Encontro Estadual do PT. A data prevista é 13 de setembro. O Encontro Estadual é o momento da posse do novo Diretório, que fica a frente do partido por quatro anos. A indicação dos r
A coordenação da chapa “O PT mais perto de você”, do deputado federal Zeca Dirceu, vencido na disputa do segundo turno, informou que vai recorrer à instância nacional e que “buscará, nesse espaço, reverter as decisões tomadas hoje (31) pela Executiva Estadual do partido no Paraná em rejeição aos pedidos de impugnação feitos pela chapa do deputado federal Zeca Dirceu. O direito ao recurso é uma das prerrogativas da democracia interna do PT.”