
O governo federal também tem o seu programa de interiorização administrativa e o Paraná vai fazer parte da iniciativa no fim deste mês. Foz do Iguaçu será sede da Caravana Federativa, que acontece nos dias 30 e 31, reunindo ministérios e órgãos do governo federal para atender prefeitos, vereadores e gestores municipais.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), cuja titular é a paranaense Gleisi Hoffmann (PT), por meio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF). A iniciativa, segundo a secretaria, tem como objetivo aproximar o governo federal dos municípios, facilitando o acesso a programas, convênios e políticas públicas. Gleisi Hoffmann fez um convite às lideranças do Paraná. “Será uma grande oportunidade para tirar dúvidas, avançar na execução de convênios e conhecer melhor os programas disponíveis para os municípios.”
Diversos ministérios estarão presentes em mais de 50 estandes, prestando atendimentos diretos e oferecendo também oficinas temáticas e reuniões federativas. O Fórum da Participação Social com a presença de movimentos sociais é outra novidade.
As Caravanas Federativas foram criadas em 2023 pelo governo Lula, e já passaram por vários estados — entre eles Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As duas últimas edições, realizadas no Rio Grande do Norte e no Maranhão, reuniram mais de 8,5 mil participantes e registraram mais de 9 mil atendimentos, com a presença de 96% dos municípios dos dois estados.
Leia também: Assembleia fará audiência pública para falar dos riscos da intoxicação por metanol