moro apoio curitiba
Senador Sérgio Moro (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

O senador Sérgio Moro (União Brasil), absolvido dos processos a que respondia na Justiça Eleitoral e que pediam a sua cassação, virou o queridinho das eleições municipais pelo Paraná afora, incluindo, claro, a capital, Curitiba. “O assédio é grande e vem de cidades de todo o estado”, contou uma fonte do blog. Mas Moro, que passou o seu tempo de mandato até agora na expectativa da definição da Justiça, só deve voltar à vida partidária em junho, quando também irá decidir a quem dará seu apoio e qual será seu papel nas eleições deste ano.

Um dos maiores interessados nessa decisão é o pré-candidato do partido de Moro em Curitiba, o deputado estadual Ney Leprevost. “Nós estamos bem alinhados, mas eu não vou conversar sobre isso agora. Ele passou por uma turbulência e teve uma grande vitória. Vamos esperar o seu tempo”, disse Leprevost ao blog. De qualquer modo, ele sabe que um apoio explícito do senador, que teve mais de 420 mil votos em Curitiba na eleição de 2022, seria muito significativo. Leprevost entende que receber esse apoio “seria natural”, uma vez que sua candidatura à prefeitura é “ponto pacífico no União Brasil.”

Dos lados de Moro, há uma certa euforia com a vitória no TSE e com o quadro que se vislumbra à frente. “O senador saiu muito forte dessa situação”, diz a fonte ligada a Moro. Uma das estimativas dos aliados é de que seu apoio possa acrescentar até 10 pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto ao candidato apoiado. E um bônus extra viria com o apoio da mulher do senador, a deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro, que transferiu seu domicílio eleitoral para Curitiba.

Qualquer movimentação do senador Moro, porém, deverá levar em conta seus projetos futuros. Uma das alternativas é que ele seja candidato à sucessão de Ratinho Júnior em 2026. E algumas das pré-candidaturas em Curitiba já teriam nomes para apoiar na eleição de governador. Eduardo Pimentel (PSD), por exemplo, é o pré-candidato da aliança que administra a prefeitura e o governo do estado atualmente. E essa aliança já tem pelo menos quatro nomes de possíveis candidatos a governador: o deputado estadual Alexandre Curi ; o prefeito Rafael Greca, o vice-governador Darcy Pianna e o secretário da Saúde, Beto Preto, todos do PSD.

Leia também: Veja quem é o coordenador jurídico de cada pré-candidato