Em comemoração aos 64 anos da emancipação do município de Medianeira, a Lar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Governo da comunidade autônoma espanhola de Aragón e Prefeitura Municipal de Medianeira, apresenta o espetáculo “Fiestas de Pilar com o grupo folclórico Raza Aragonesa”. A apresentação de danças típicas espanholas acontecerá dia 04 de maio, às 20h, no CPC Arandurá. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na plataforma https://www.sympla.com.br/ .

A celebração também contará com apresentações do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná com danças típicas da Galícia e Andaluzia. A imigração espanhola chegou ao Paraná em três ondas migratórias. Mas foi na década de 1950 que um número significativo de espanhóis desembarcou aqui para escrever sua história. Já nessa época o que viria a ser o Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná dava seus primeiros passos, ainda que na informalidade. 

Em 1979, surgiu o primeiro grupo folclórico oficial, o “Aires Gallegos”. Ao som das gaitas galegas, um instrumento de sopro de origem celta, os imigrantes e seus filhos representavam as muñeiras, danças e estilo musical da região da Galícia. 

Em 1982, foi a vez da região de Aragón ganhar espaço com o grupo “Raza Aragonesa”. Retratando passagens históricas e fatos do cotidiano do campo e da cidade, a Jota Aragonesa veio para mostrar uma outra faceta do folclore espanhol.

As conhecidas e vibrantes danças da Região de Andaluzia sempre povoaram as festas do Centro Espanhol do Paraná, mas apenas em 1992, é que elas foram incorporadas oficialmente ao Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná e a magia da dança flamenca ganhou ainda mais brilho com a participação dos integrantes da “Cia. Luna de Sevilla”.
Todos esses pequenos grupos, cada um representando o folclore de sua região e tendo o apoio oficial de seu governo, formam o Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná e têm um objetivo em comum: aperfeiçoar a cada ano seu trabalho, sem nunca deixar de levar ao público o que há de mais belo e original na cultura espanhola.

Patrocínios, apoios e realização
– Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o espetáculo “Fiestas de Pilar com o grupo folclórico Raza Aragonesa” é patrocinado pela Lar Cooperativa Agroindustrial, Fersa Bearings, Sanepar e Copel. A produção é da Unicultura com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Medianeira, Publicar Painéis, Rádio Independência 97.2 FM e Governo de Aragón. A realização fica a cargo do Grupo Raza Aragonesa, Associação dos Amigos de Aragón de Curitiba, Centro Espanhol do Paraná e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

“Fiestas de Pilar com o grupo folclórico Raza Aragonesa”
Data: sábado, 04 de maio de 2024
Horário: 20h
Local: CPC Arandurá
Endereço: Av. Brasil, 899 -1029 – Centro
Capacidade: 400 pessoasIngressoshttps://www.sympla.com.br/evento/raza-aragonesa-fiestas-del-pilar-uma-viagem-pela-espanha/2401865
CRÉDITO DAS FOTOS: Brunno Covello via assessoria