
Nesta quinta-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Em Colombo a data marca um importante avanço: a publicação do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN) pela Prefeitura.
O documento, elaborado de forma intersetorial e participativa, reúne diretrizes e ações que vão orientar as políticas públicas municipais voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada nos próximos anos.
O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócio, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde,Planejamento, Inovação e Tecnologia, e com a colaboração técnica das nutricionistas do município e a ampla participação da sociedade civil. Além da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
“Vamos fortalecer as ações que garantem o acesso a alimentos de qualidade e valorização da nossa agricultura familiar”, destacou o Secretário da Agricultura, Abastecimento e Agronegócio Jeronimo Strapasson.
Ações previstas no Plano
Entre as ações previstas no Plano estão a ampliação do Programa Ecotroca, o fortalecimento da agricultura familiar, a implantação de cozinhas comunitárias e hortas urbanas, além da promoção de programas de educação alimentar e nutricional em parceria com escolas, unidades de saúde e entidades sociais.
Colombo avança
A secretária executiva da CAISAN Colombo ressalta que o plano foi construído com base nas propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2023, e passa a ser o principal instrumento de gestão e execução das políticas municipais de segurança alimentar.
“Esse plano integra esforços de várias secretarias e representa o olhar atento de Colombo às necessidades das famílias, principalmente as que mais precisam”, afirmou o secretário de Planejamento, Inovação e Tecnologia, Ademir Garcia.
Com a implementação do PLAMSAN, Colombo vai ampliar sua posição como referência regional em políticas públicas voltadas à nutrição, à sustentabilidade e ao fortalecimento do campo. Além de garantir alimentação digna, saudável e acessível para todos os colombenses.