
Mais de 500 estagiários da prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba, passaram por capacitação na última semana. Os estagiários, tanto do nível médio quanto do superior, participaram de uma capacitação promovida em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.
Realizada no Teatro Municipal, nos dias 6 e 8 de outubro, a capacitação ocorreu por meio de palestras que abordaram temas relevantes para os estudantes, como postura profissional, comunicação assertiva, deveres e compromissos enquanto estagiários do município.
Patrícia Wozniack, coordenadora da Escola de Gestão, setor da Secretaria Municipal de Administração, destacou a importância dessa iniciativa.
“Nós teremos estagiários mais comprometidos, que podem crescer profissionalmente. Acaba melhorando, consequentemente, o atendimento à população fazendense. Então, nós temos muitos pontos positivos com essa capacitação”, apontou.
O coordenador técnico do Escritório do CIEE em Fazenda Rio Grande, Edilson Rodrigues, explicou que a capacitação é obrigatória e uma responsabilidade prevista no contrato entre a entidade e a Prefeitura. Ele ressaltou os benefícios da ação: “Essa capacitação envolve muito a postura profissional nos locais de trabalho deles, o trabalho em equipe e as responsabilidades. É uma parceria que traz oportunidades para os estagiários”.
Maria Fernanda é estagiária no CMEI Professora Marcia Claudino. Ela cursa o último ano do magistério e comentou que a capacitação foi importante para fortalecer a base de conhecimento que ela já possuía. “Eu tinha algumas dúvidas e, na palestra, pude adquirir mais conhecimento. Eu gostei bastante de ter vindo aqui”, disse.
O estagiário Gabriel de Oliveira também elogiou o conteúdo das palestras. “Eu acho muito importante esse evento, tanto para o nosso aprendizado quanto para a retirada de dúvidas e também para entendermos o nosso papel. Eu acho que esse evento foi muito especial”, concluiu.
Atualmente, mais de 900 estagiários compõem o quadro da Prefeitura. A capacitação anual é obrigatória para todos e nesta semana mais da metade desses estudantes participou da formação. Os demais serão capacitados posteriormente, em ações semelhantes a esta.