Fábio Dias 2023
(Foto: Fábio Dias/EPR)

Uma operação cumpriu 10 mandados judicias contra grupo que fraudou licitações na Grande Curitiba. A ação ocorre nos municípios de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), nesta manhã de quinta-feira, 13 de junho.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas, desde as primeiras horas do dia para cumprir os 10 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso ligado a fraudes em licitações.

As investigações de alta complexidade apontaram que quatro empresas estariam agindo em conluio com uma servidora pública da Câmara Municipal de Itaperuçu, na RMC, para coordenar um rodízio nos lotes vencidos em procedimentos licitatórios junto à Prefeitura do município.

Fraude pode ter sido favorecida por servidora

De acordo com o delegado da PCPR, Gabriel Fontana, as empresas investigadas a operação seriam representadas pela mesma servidora nos procedimentos licitatórios, de modo a fraudar o caráter competitivo dos certames.

“Ainda, há suspeitas de que uma das empresas investigadas seja ‘laranja’ de um ex-Prefeito de Itaperuçu, que a teria favorecido em contratações emergenciais”, afirma Fontana.

Estima-se que os valores dos contratos produtos de licitações supostamente fraudadas ultrapassem R$ 15 milhões. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, crimes contra licitações e contratos administrativos, corrupção passiva, peculato e falsidade ideológica.