Franklin de Freitas

O deputado estadual Goura Nataraj (PDT) confirmou na manhã deste sábado (12) à reportagem do Bem Paraná, que será candidato a prefeito de Curitiba, depois da desistência do deputado federal Gustavo Fruet (PDT), anuciada pela manhã. “Nestas circunstâncias, após a reunião com Carlos Lupi (presidente nacional do PDT) e Fruet, e decidi encarar o desafio. É um momento de união e sei que a gente representa um projeto de cidade, um projeto de política participativa e democrática,. Somos uma voz que pode ecoar, e que precisa ser ouvida em Curitiba”, afirmou Goura. O nome dele foi confirmado em convenção do partido no fim da tarde. Na carta de desistência, Fruet afirmou que, apesar da desistência, vai participar atividade da campanha em Curitiba.

Em nota encaminhada à imprensa, a principal alegação  de Fruet para a desistência da candidatura a prefeito foi a falta de dinheiro para a campanha: “Oficialmente, existem hoje apenas quatro formas de se financiar uma campanha eleitoral. Através do fundo partidário e eleitoral, doações de pessoa física ou recurso próprio.  Com esse modelo de financiamento evita-se alguns vícios, mas torna a participação mais excludente. Não me refiro à participação somente. Refiro-me à participação competitiva!  Já fui candidato e sei que são necessários recursos para estrutura mínima e profissional que exigem várias atividades prévias. Não consegui viabilizar esses recursos com a devida antecedência. Não se improvisa, na minha fase, uma eleição majoritária desse porte”, afirmou Fruet. Prefeito entre 2013 e 2016, quando perdeu a eleição para Greca, Fruet esperava uma espécie de revanche com Greca. 

Veja nota de Fruet na íntegra AQUI

Outras desistências

A Executiva Estadual do Republicanos decidiu na sexta (11) retirar a candidatura do deputado federal e ex-prefeito de Pinhais (região metropolitana de Curitiba), Luizão Goulart à prefeitura de Curitiba. O partido alega que atendeu um pedido do governador Ratinho Júnior (PSD), que já havia retirado da disputa o deputado federal Ney Leprevost (PSD), sinalizando o apoio à reeleição do atual prefeito, Rafael Greca (DEM). Ontem, o PSB também anunciou a retirada da pré-candidatura do ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci.