Curitiba pode criar o seu 9º Polo Gastronômico nesta semana; saiba onde ficará

Projeto de lei para criar o Polo Gastronômico do Pinheirinho, em Curitiba, será votado na manhã da próxima terça (19).

Política em Debate com Câmara Municipal
polo pinheirinho

Trecho da rua Nicola Pellanda que fará parte do Polo Gastronômico do Pinheirinho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária da próxima terça-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decide sobre a criação do Polo Gastronômico do Pinheirinho. Com a proposta de incentivar o desenvolvimento do bairro da região sul da cidade, o projeto de lei abrange a rua Nicola Pellanda, no trecho compreendido entre as ruas Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração e Celeste Tortato Gabardo. 

A inciativa é do vereador Mauro Bobato (Pode). A criação do Polo Gastronômico do Pinheirinho visa a melhorias na segurança, iluminação, calçadas e sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes; e ao incentivo de eventos culturais e gastronômicos, entre outros objetivos (005.00143.2023).

A ideia, explica Mauro Bobato, é “dar maior visibilidade ao comércio gastronômico” do bairro Pinheirinho. Emenda apresentada pelo autor pretende suprimir do texto dispositivo que prevê a repressão ao comércio ambulante irregular (033.00015.2023).

Plano Diretor de Curitiba, lei municipal 14.771/2015, define os polos gastronômicos como “aglomerações urbanas, características por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover a transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, fortalecendo os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

A legislação afirma que os polos podem receber incentivos como a flexibilização de projetos de caráter provisório com o uso do passeio público; a autorização simplificada para eventos, decorações temporárias e o fechamento de ruas em datas comemorativas; a realização de ações para qualificar os empreendedores; e o estudo para ampliar o acesso do transporte coletivo. O Plano Diretor de Curitiba também diz que “caberá ao órgão municipal de planejamento urbano desenvolver projetos de qualificação urbana e paisagismo com o intuito de potencializar essas regiões, […] inclusive na possibilidade de divisão de custos”.

Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), de 2021, o Pinheirinho tinha 51.317 habitantes. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, terá nova votação, em segundo turno, na próxima quarta-feira (20). Caso a proposta seja confirmada pelo plenário e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Além dos segundos dos projetos de lei aprovados na véspera (18), a ordem do dia da próxima terça traz mais uma proposta para a votação em primeiro turno. Trata-se da Declaração de Utilidade Pública Municipal à Declara de Utilidade Pública para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Professor Iara Bergman. A autoria é do vereador Beto Moraes (PSD) e o estabelecimento fica no bairro Ganchinho (014.00026.2023).

As sessões plenárias da Câmara de Curitiba são realizadas segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas. Acompanhe as transmissões ao vivo em nosso YouTube ou Facebook