posse_21
Foto: Jonathan Campos/AEN

O defensor público-geral André Ribeiro Giamberardino, informou ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) a intenção de deixar o cargo no mês de maio para ocupar uma função no staff do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que pode assumir a Presidência da Corte em 2025, conforme a tradição da instituição.

“Recebi honroso convite do ministro para participar dos desafios que se avizinham à frente da Suprema Corte nos próximos anos. É uma oportunidade única de buscar contribuir para o fortalecimento dos direitos fundamentais e do modelo público de acesso à justiça”, afirmou Giamberardino. Agora, o Conselho Superior da DPE-PR vai decidir sobre a convocação de nova eleição na instituição.

Concurso

Ele lançou, durante a primeira reunião do ano do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), o edital de abertura do V Concurso Público de Ingresso na Carreira de Defensor (a) Público (a). A primeira fase do V Concurso está marcada para 12 de maio. As inscrições poderão ser feitas entre 11 de março e 9 de abril. O documento será publicado nesta sexta-feira, 01/03, na área de concursos na página da instituição e no Diário Eletrônico da DPE-PR. O edital prevê uma vaga mais cadastro reserva.

Posse

A primeira reunião do Conselho marcou também a posse dos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026. O Conselho Superior da DPE-PR é um órgão colegiado (composto por cinco integrantes titulares e cinco suplentes) com atribuições consultivas, normativas e decisórias, regulamentado pela Deliberação CSDP 027/2014.

São eles: Claudia da Cruz Simas de Rezende (reeleita), Gabriela Lopes Pinto (reeleita), Marcelo Lucena Diniz (suplente no biênio 2021-2023), Mariela Reis Bueno e Francisco Marcelo Freitas Pimentel Ramos Filho.