prefeitura de curitiba
Prefeitura de Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

O Instituto Paraná Pesquisas anunciou nesta quarta-feira (8 de maio) que divulgará na próxima semana (no dia 14 de maio, terça-feira) uma nova pesquisa sobre a disputa pelo cargo de prefeito de Curitiba. O levantamento será o primeiro divulgado por um grande instituto de pesquisas que não trará o nome de Deltan Dallagnol (Novo) na disputa e também o primeiro a incluir o nome de Roberto Requião (Mobiliza) na sondagem sobre a intenção de voto dos curitibanos.

Ao todo, 800 pessoas serão entrevistadas pelo Paraná Pesquisas entre hoje e a próxima segunda-feira (13 de maio). O levantamento, contratado pela Televisão Bandeirantes do Paraná, custou R$ 10 mil e terá uma margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa, conforme questionário que está sendo aplicado nas entrevistas com eleitores curitibanos, cinco diferentes cenários para as eleições estão sendo avaliados. No principal deles, foram incluídos os nomes de 12 candidatos.

Confira abaixo a lista completa:

Andrea Caldas (PSOL)
Eduardo Pimentel (PSD)
Luciano Ducci (PSB)
Luizão Goulart (Solidariedade)
Beto Richa (PSDB)
Ney Leprevost (União)
Goura (PDT)
Roberto Requião (Mobiliza)
Cristina Graeml (PMB)
Paulo Martins (PL)
Samuel de Mattos (PSTU)
Zeca Dirceu (PT)

100 Cidades/Futura também promete pesquisa pra próxima semana

O Instito 100 Cidades/Futura também registrou ontem (7 de maio) uma sondagem na Justiça Eleitoral. O levantamento, que promete entrevistar 800 pessoas, começou a ser feito ontem mesmo e seria finalizado ainda hoje, conforme registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de questionar sobre a intenção de voto dos curitibanos em cenários estimulados e espontâneo, a pesquisa também pergunta se as pessoas sabem quais os cargos que estarão em disputa nas eleições deste ano e quais deveriam ser as principais prioridades do próximo prefeito, entre outros temas.

Esta é, pelo menos, a terceira vez que o Instituto 100 Cidades registra uma pesquisa no TSE. Até o momento, porém, nenhum dos levantamentos chegou a ser divulgado – o primeiro foi impugnado judicialmente, mas antes mesmo de qualquer decisão ser tomada o próprio Instituto cancelou a pesquisa. Depois, em 3 de maio, uma nova pesquisa foi registrada, mas precisou ser adequada após a desistência de Deltan Dallagnol.