Gilmar Mendes: declaração foi dada no programa Roda Viva. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, retificou hoje declaração dada ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na qual afirmou que “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo”. Em texto publicado no twitter, Mendes alegou que a declaração, na verdade foi direcionada à chamada “República de Curitiba” – nome dado à Operação Lava Jato.

“Ontem, em entrevista ao Roda Viva, usei uma metonímia que merece explicitação. Jamais quis ofender o povo curitibano. Não foi Curitiba o gérmen do facismo; foi a assim chamada ‘República de Curitiba’ (Operação Lava-Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense)”, explicou o ministro.

As declarações de Gilmar Mendes provocaram reações de políticos paranaenses. “O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses. O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito”, postouo governador Ratinho Jr em sua conta no twitter.

Sem citar nomes, o prefeito Rafael Greca (PSD) também comentou o episódio. “Não confundam o bom povo Curitibano e o grande nome da nossa amada Curitiba com qualquer briga política”, afirmou ele.