lulanaro
Lula e Bolsonaro (Fotos: Franklin de Freitas/Valter Campanato-Agência Brasil)

A divulgação da segunda parte da pesquisa de opinião feita na última semana pela Radar Inteligência trouxe uma demonstração de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue tendo mais prestígio entre os curitibanos do que o atual chefe do Poder Executivo federal, Lula (PT). Na última eleição presidencial, em 2022, Bolsonaro recebeu, no segundo turno, 720.322 votos na capital paranaense, 83,9% votos a mais do que Lula, que recebeu 391.675 votos na cidade.

O prestígio dos dois políticos na cidade pode ser analisado a partir de um questionamento feito pela pesquisa sobre a influência que teria o apoio dos dois nomes a um candidato a prefeito de Curitiba.

No caso de Lula, 22,1% dos 816 eleitores entrevistados disseram que o apoio do petista aumentaria a chance o candidato apoiado vir a ganhar seu voto. Por outro lado, a maioria dos entrevistados (54,6% do total) relatou que o apoio de Lula diminuiria a vontade de votar neste mesmo candidato. Além disso, 17,9% disse que esse apoio não alteraria a intenção de voto e 5,4% não soube ou não quis opinar.

Já no caso de Bolsonaro, o apoio do ex-presidente faria aumentar a chance de voto no candidato apoiado para 35,2% dos eleitores. Do outro lado, 36,9% “pensariam duas vezes” antes de votar no candidato de Bolsonaro. Por fim, para 22,4% o apoio de Bolsonaro não alteraria a intenção de voto e 5,5% não soube ou não quis opinar.