fruet massuda Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A prefeitura de Curitiba confirmou hoje que o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, está deixando o cargo para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O convite foi oficializado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que veio a Curitiba para tratar do assunto com o prefeito Gustavo Fruet (PMDB.

A nomeação de Massuda foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira da semana passada, antes que o secretário consultasse o prefeito. Isso reascendeu as especulações de que o PT estaria se preparando para “desembarcar” da gestão Fruet. O presidente estadual do partido, deputado federal Ênio Verri, negou, atribuindo a nomeação a um “desencontro de informações”, e afirmando que Massuda só não havia comunicado o prefeito antes porque ela ocorreu quando o prefeito estava em viagem ao exterior.

De acordo com o ministro, o convite é um reconhecimento às qualidades pessoais de Massuda e também aos avanços obtidos na área da saúde na atual gestão. “É uma oportunidade de ter alguém de Curitiba, formado pela Universidade Federal do Paraná, ocupando uma função tão estratégica no Ministério da Saúde, onde poderá nos apoiar na busca de recursos para o financiamento da saúde pública da capital”, disse Fruet.

Segundo a prefeitura, o nome do novo secretário municipal da Saúde será anunciado nos próximos dias. “Não se trata de uma ruptura, não há preocupação com a perda de continuidade”, disse o prefeito, afirmando não ter prazo para decidir quem será o novo secretário.