Renato Freitas (PT) (Valdir Amaral/Alep)

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), cortou a palavra e mandou a Corregedoria da Casa abrir uma nova representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Renato Freitas (PT) na sessão de hoje. Freitas foi interrompido quando discursava sobre a descriminalização do aborto em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Um grupo de pessoas ocupou as galerias do plenário em protesto contra a iniciativa do STF.

Freitas se queixou de que os manifestantes haviam interrompido seu discurso e pediu que Traiano lhe desse mais tempo. O presidente da Assembleia se recusou a fazê-lo e ameaçou cassar a palavra de Freitas. O deputado do PT se revoltou, e falando em direção aos manifestantes, chamou-os de “hipócritas”.

Traiano não gostou e determinou que o som do microfone de Freitas fosse cortado. O parlamentar continuou cobrando mais tempo para falar, mas o presidente da Assembleia recusou e determinou que a Corrregedoria abra um procedimento por quebra de decoro contra o deputado.

Freitas já respondeu outros processos na Casa por discussões com o deputado Ricardo Arruda (PL), mas eles foram arquivados. O deputado do PT também chegou a ser cassado em 2021 pela Câmara Municipal de Curitiba quando era vereador e participou de um protesto contra o racismo na Igreja do Rosário, centro histórico da Capital. A cassação foi suspensa pelo STF.