Bruce Dickinson em show no Teatro Positivo (Foto: Franklin de Freitas/ Arquivo Bem Paraná)

Está confirmado: Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, é um cidadão de Curitiba. Na manhã desta quarta-feira (17 de abril), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em segundo turno, o projeto de decreto legislativo que concede ao músico britânico a Cidadania Honorária da cidade, principal honraria que a casa legislativa concede a pessoas de fora da cidade.

A iniciativa, que já havia sido aprovada ontem em primeiro turno com o apoio unânime de 25 vereadores, recebeu hoje novamente o endosso de todos os 22 parlamentares que participaram da votação. Com a aprovação em segundo turno, o decreto legislativo poderá agora ser promulgado pela Câmara Municipal. Ainda não está confirmado quando a homenagem ao músico britânico será entregue, mas a expectativa é que isso ocorra em breve – Dickinson fará show solo na capital paranaense na próxima semana (24 de abril), na Live Curitiba.

O título de cidadão honorário é concedido a personalidades que, mesmo não sendo naturais do município, contribuem significativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar coletivo. No caso do cantor de heavy metal, essa relação com a capital paranaense teria surgido devido à paixão do artista pela cerveja artesanal, inclusive com a realização de uma parceria oficial entre a marca do Iron Maiden e a cervejaria curitibana Bodebrown.

“Não foi nem a Bodebrown que foi bater na porta do Iron Maiden”, comentou ontem Eder Borges, coautor da proposta junto com Nori Seto, recordando que foi Bruce Dickinson quem acabou ‘descobrindo’ a marca em Curitiba, durante um passeio pela cidade antes de um show na cidade. Ainda segundo ele, o título de Cidadania Honorária a Bruce Dickinson “é marketing para Curitiba” e “consolida Curitiba na rota dos grandes shows internacionais”.

Já Seto ressaltou que os shows de Dickinson, solo ou com o Iron Maiden, “movimentaram o turismo, movimentaram a economia” de Curitiba. “É uma homenagem à cultura de cerveja artesanal, é uma homenagem ao empreendedorismo curitibano e, acima de tudo, é uma homenagem à beleza, à riqueza da diversidade cultural que existe em nossa cidade.”