
Hábitos e ações do dia a dia ajudam a prevenir problemas oftalmológicos. Saiba como proteger seus olhos
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas possuem alguma deficiência ocular no mundo ou são cegas. De acordo com o último relatório publicado pela OMS, aproximadamente 1 milhão dos casos poderiam ter sido evitados com alguns cuidados e práticas cotidianas. Por isso, a Unimed Curitiba convidou o médico cooperado especialista em oftalmologia e diretor da Associação Paranaense de Oftalmologia, Arthur Schaefer, para dar dicas de como proteger a saúde ocular por meio de hábitos que podem prevenir, reverter ou retardar desconfortos ou doenças nos olhos. Confira:
1. INVISTA EM HÁBITOS SAUDÁVEIS
Alimentar-se bem é essencial para a saúde em geral e os olhos são beneficiados com uma boa dieta. O ressecamento e os processos de degeneração macular e de catarata, por exemplo, podem ser prevenidos com uma dieta rica em ômega 3 – encontrado em peixes de água fria, como salmão, sardinha e atum, além de folhas verdes escuras, nozes e sementes de linhaça – e alimentos antioxidantes – como abacate, cenoura, ervilha, sardinha e ovos. A vitamina A protege a retina e não pode faltar. Farinha integral e aveia, por exemplo, previnem a retinopatia diabética. “A vitamina C presente nas frutas cítricas como limão, laranja e acerola é de extrema importância, porque o olho precisa dessa vitamina específica, pois é composto com 4x mais vitamina C do que qualquer outra parte do nosso organismo”, comenta.
2. ESTIMULE SUA VISÃO FORA DAS TELAS
Nossas atividades estão concentradas ao ambiente interno a telas e menos ao ar livre. De acordo com o especialista, equilibrar essa dinâmica para a visão é essencial. “Precisamos estimular desde pequenos nosso olhar para longas distâncias, olhar para o infinito e para a natureza. A consequência do uso excessivo de telas é, por exemplo, o aumento de casos de miopia e astigmatismo infantil recentes”, destaca. Fazer atividades ao ar livre faz com que o grau ocular permaneça estável. “Quem só fica diante de telas de computador, televisão, celular e tablet precisará de um grau maior para manter essas atividades”, explica o médico cooperado da Unimed Curitiba.
3. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS E DEIXE O CIGARRO
Junto com uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas ativa a circulação sanguínea permitindo que nutrientes e oxigênio cheguem mais facilmente ao globo ocular e mantendo a saúde dos olhos. E se ainda não conseguiu se livrar do tabagismo, um alerta do especialista: o cigarro pode provocar danos significativos aos olhos. “Isso acontece porque as toxinas presentes nele prejudicam toda a circulação sanguínea e isso pode acarretar o desenvolvimento de diversas doenças, como a catarata”, explica.
4. CUIDADO COM A MAQUIAGEM
Procure utilizar sempre produtos hipoalergênicos e lave as mãos antes de aplicar a maquiagem nos olhos. Outras dicas são nunca dormir de maquiagem, não compartilhar os produtos com outra pessoa, estar atento à validade dos produtos e higienizar com frequência pincéis, esponjas e utensílios. “Usem sempre produtos dentro do prazo de validade, de preferência hipoalergênicos”, alerta.
5. SÓ USE COLÍRIO COM INDICAÇÃO MÉDICA
Frequentemente as pessoas recorrem a colírios para aliviar desconfortos causados por ciscos ou coceiras, mas o especialista alerta que o correto é sempre procurar um oftalmologista porque colírio é remédio e somente um especialista pode avaliar o que é melhor para cada caso.
Foto: Freepik/ Divulgação Unimed Curitiba