image002 (10)

No próximo dia 14 de março, às 19h, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realizará uma capacitação voltada para a conscientização sobre práticas intimidatórias no ambiente de trabalho, em especial o assédio moral e sexual, em referência ao Dia Internacional da Mulher.

A jornalista Danda Coelho, profissional com experiência em comunicação e psicanálise, ministrará a palestra, proporcionando uma análise do ponto de vista moral e legal sobre tais práticas, promovendo a compreensão e a adoção de comportamentos mais inclusivos e respeitosos.

“Num momento em que a sociedade busca integração, a educação comportamental é essencial. É crucial entendermos como a legislação respalda a mudança de comportamentos adquiridos socialmente, combatendo brincadeiras vexatórias e práticas de segregação”, destaca Danda Coelho enfatizando a importância da capacitação.

A legislação também será abordada durante a capacitação, com destaque para a Lei 14.457, que altera a CLT e determina a capacitação anual sobre assédio a partir de março de 2023. Além disso, o Protocolo Não É Não, aprovado no final de 2023, estende essa interpretação aos ambientes de entretenimento.

Para Silvia Valim, diretora executiva do SindijorPR, promover eventos como esse é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, destacando como essas ações contribuem significativamente para melhorias nas relações profissionais.

“A realização de eventos voltados para a conscientização e capacitação das mulheres jornalistas é um compromisso do SindijorPR. Ao abordar temas delicados como o assédio no ambiente de trabalho, estamos não apenas cumprindo nosso papel sindical, mas também promovendo uma cultura de respeito e igualdade. Essas iniciativas têm o poder de aprimorar as relações de trabalho, criar ambientes mais acolhedores e, consequentemente, fortalecer a presença e a participação das mulheres no jornalismo”, finaliza a diretora executiva.

O evento terá abertura da Procuradora Regional do MPT-PR, Mariane Josviak, e também contará com o lançamento da exposição “Horizonte” da jornalista Raquel Andrade. Haverá transmissão online e participação presencial. O local será confirmado após as inscrições que podem ser realizadas até 9 de março por meio de formulário online.

Participantes presenciais e virtuais receberão certificado digital mediante preenchimento do formulário.

Para mais informações e confirmações sobre o local, acompanhe as redes sociais do SindijorPR.

Serviço:

Data: 14 de março

Horário: 19h às 21h30

Local: A confirmar (dependendo do número de participantes no presencial)

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 344 – 15º andar, Centro – Curitiba – PR

Formulário para inscrição: https://forms.gle/rKvDZtUFFLmFPT8U8

Tranmissão Online no Youtube do SindijorPR: https://www.youtube.com/@sindijor.parana