No último dia 10 de março, uma das maiores criações de Joss Whedon “Buffy, A Caça-Vampiros”, completou 20 anos.
O seriado, já consagrado nos dias atuais, contava a história de Buffy Summer, interpretada por Sarah Michelle Gellar, uma garota que descobriu pertencer a uma linhagem de guerreiras com poderes fora do comum, escolhida para caçar vampiros, demônios e outras forças do mal.
Porém, havia muito mais na série do que ação e monstros. Buffy representava a figura feminista na época, uma mulher empoderada que combatia os fortões e lutava a favor das minorias. Em vários episódios, a heroína lidava com situações de bullying, de abuso sexual, violência doméstica, temas LGBT e muito mais.
No decorrer dos sete anos, a personagem cresceu de uma forma inimaginável, tomando proporções mundiais e ganhando também adaptações para plataformas de videogame, desenho animado e uma nova temporada no mundo dos quadrinhos.
Sarah Michelle Gellar fez uma declaração marcante em sua instagram, agradecendo a todos que fizeram parte da carreia da heroína mais conhecida de todos os tempos.
“Hoje, há 20 anos, eu tive o grande privilégio de trazer Buffy para as suas telinhas pela primeira vez. Foi uma grande e desafiante estrada para isso acontecer. Primeiro, o filme, depois a apresentação de um piloto e, em seguida, uma temporada por tempo curto em uma emissora não muito conhecida. Aquela primeira temporada, a consideramos como o pequeno programa que poderia ser. Enquanto sabíamos do seu potencial, não imaginávamos que algum de nós poderia ver o quanto duraria ou o impacto que o show teria. Como atriz, você deseja ter um papel para deixar sua marca e ser sempre lembrada e, com Buffy eu consegui muito mais do que isso. Ela é uma feminista marcada pela hierarquia de gênero. Buffy poderia ter sido a escolhida, mas eu era a sortuda. Obrigada Gail Berman por sempre acreditar que existia um possível programa, além do filme. Obrigada a Joss Whedon por me confiar em mim para dar vida ao papel de uma das maiores mulheres já criadas. Obrigada, David por sempre ser o meu Angel. Obrigada, james, por entender que, enquando Buffy e Spike se amavam e odiama, eu sempre amei você. Alyson, como muitas mulheres sabem, não somos nada sem o amor e apoio de outras grandes mulheres, então, obrigada por ser tudo isso, aquela Michelle que sempre teve a chave do meu coração. Obrigado por todos os incríveis atores e suas ótimas interpretações pelas sete temporadas. Seria uma falha se eu não mencionasse a equipe incrível, que trabalhou incansavelmente para dar cida ao show. E, por último, mas não menos importante, obrigada a todos os fãs. Nós fizemos o show para vocês, e o seu incansável apoio fez o show continuar por sete anos. Vocês são tudo e sempre se lembrem…..quando o apocalipse vier, é só me chamar. #buffyslays20”.