O tema será abordado dentro das Formações EaD do IBS, ofertadas de forma gratuita aos educadores da rede pública, que já conta com outras iniciativas de inclusão social como intérprete de Libras

Com atuação nos 26 estados do Brasil, ofertando formações e projetos que já alcançam mais de 1 milhão de alunos da rede pública de ensino, o Instituto Brasil Solidário firmou parceria com o Cordão de Girassol Oficial, projeto da Hidden Disabilities Sunflower (HD Sunflower), que visa familiarizar as pessoas sobre as condições e deficiências invisíveis e raras, ou seja, aquelas que não conseguimos perceber só de olhar.

Cordão Girassol
#pratodesverem Mão segura o Cordão de Girassol Oficial. Ele é verde com girassóis espalhados.

Unindo forças pela mesma causa, seja no Brasil ou além das fronteiras, a parceria estará presente num dos mais importantes eventos do mundo sobre inclusão e acessibilidade: a Zero Project, que está sendo realizado hoje, 21 de fevereiro, na sede da Organização das Nações Unidas em Viena, na Áustria. Os projetos agregados junto à parceria serão apresentados em estande da HD Sunflower no evento, reforçando a importância de reforçar essa temática junto aos profissionais da educação.

Como medida imediata para fortalecer o tema dentro das escolas, junto as formações EaD do IBS, ofertadas de forma gratuita aos educadores da rede pública de ensino, será incorporado conteúdos de sensibilização e capacitação sobre as deficiências ocultas, além da importância do uso do cordão como uma ferramenta simples, que pode ser compartilhada voluntariamente com quem atende por alguma dessas doenças e que podem necessitar de ajuda, empatia e compreensão.

De acordo com um estudo realizado por R. W. Blair, publicado no “Journal of Special Education”, depois dos pais ou cuidadores, os professores são frequentemente os primeiros a identificarem sinais de deficiência em crianças em idade escolar. Isso ocorre porque os professores passam muito tempo com os alunos em um ambiente de sala de aula e são capazes de observar o comportamento, o desempenho acadêmico e as interações sociais das crianças em um contexto escolar.

Para Luis Salvatore, Diretor Presidente do IBS, a parceria chega fortalecendo a missão do Instituto, de valorizar o ser humano e proporcionar oportunidades através da educação. “Estamos comprometidos em treinar nossos colaboradores e voluntários para melhor atender aqueles com deficiências ocultas, tornando as comunidades que atendemos mais conscientes, acolhedoras e preparadas para oferecer apoio a todos. Juntos, construímos um futuro mais inclusivo”, ressaltou.

Formações EaD com intérprete de libras

O Instituto Brasil Solidário, está com inscrições abertas para os cursos EaD ofertados de forma gratuita aos educadores de escolas públicas em todo o Brasil. As formações contam com intérprete de libras e envolvem desde oficinas em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.

#Pratodosverem Quatro alunos do Instituto Brasil Solidário na Oficina de Fotografia. Um deles segura a máquina na altura dos olhos com ajuda de outro aluno,. Os outros dois observam.

#Pratodosverem Quatro alunos do Instituto Brasil Solidário na Oficina de Fotografia. Um deles segura a máquina na altura dos olhos com ajuda de outro aluno,. Os outros dois observam.

A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, inclui acesso a todo o conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Todos os materiais e canais de comunicação do IBS, além da tradução para Libras, contam com audiodescrição e outras ferramentas adicionais, contribuindo com a inclusão de pessoas com diversas deficiências.

Os educadores interessados, podem se inscrever através do link: https://zfrmz.com/cpHkRx93EBHVt4VyAbEl

Confira o vídeo sobre a parceria do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=TpouEDQZgVQ