EMBRAPA

“Cada um dos municípios brasileiros deveria ter um pórtico em homenagem à Embrapa”, reafirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante as comemorações dos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no dia (26/Abr). A frase, repetida algumas vezes desde sua posse no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), enfatiza sua própria história de vida, conforme ressaltou. 

CLIMA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Cooperativismo (SDI), aprovou o projeto preliminar de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com cacau cultivado em sistemas agroflorestais nas principais regiões produtoras na Amazônia e Mata Atlântica.

DEMANDAS

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, representantes de 30 entidades de diferentes segmentos da agropecuária que apresentaram ao Mapa as demandas de cada setor. Algumas estão relacionadas à infraestrutura, logística, compra de equipamentos e maquinário específicos, modernização da legislação pertinente e a questão tributária, fatores que impactam diretamente a cadeia produtiva. 

PAZ NO CAMPO

Na semana em que deve ocorrer a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar invasões de propriedades privadas no Brasil, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu governadores e representantes de diversos Estados em reunião ordinária da bancada. A paz no campo foi o ponto principal do debate. Os governadores Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso) estiveram presentes. 

RECIPROCIDADE

Na última semana, o Parlamento Europeu passou a adotar medida que impõe aos países do bloco a coleta de informações, avaliação e mitigação de risco na aquisição de produtos importados como forma de garantir que as commodities não tenham sido produzidas em áreas sujeitas a desmatamento a partir de 31 de dezembro de 2020. Para contrapor as exigências aos produtos brasileiros e buscar um tratamento igualitário, foi apresentado no Senado Federal o PL 2088/2023, denominado Lei da Reciprocidade Ambiental. 

SIMONE TEBET

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, recebeu o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR) e o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). No encontro, ela recebeu da bancada as preocupações dos produtores rurais com temas que estão na pauta do Congresso Nacional. Entre eles, como está a modelagem do Plano Safra e pontos do projeto do Novo Arcabouço Fiscal. 

MILHO

O milho é um dos principais grãos produzidos pelo Brasil e se destaca pela sua versatilidade e importância econômica na alimentação humana e animal, na indústria ou no setor de biocombustível. Como diz um produtor, o milho faz “a roda da economia girar”. O Dia Internacional do Milho dia (24/Abr). O Brasil é o único país entre os grandes produtores a colher três safras e, consequentemente, produzir milho o ano todo. O brasil deve produzir 124,8 milhões de toneladas de milho na safra 2022/23, um aumento de 10,4% em relação à safra anterior.

RESTRIÇÕES

As barreiras às exportações brasileiras no exterior têm aumentado em quantidade e tipo, e adquirido formas mais sofisticadas, muitas vezes de difícil identificação, que dificultam a inserção internacional. De acordo com o Global Trade Alert (GTA), o Brasil foi potencialmente afetado por mais de 9.430 restrições comerciais entre 2009 e 2022, o que indica um acúmulo de restrições ao comércio internacional desde a crise financeira global. 

ERVA-MATE SOMBREADA

A cidade de Cruz Machado, no Sul do Paraná, é a Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada. O título foi oficializado, com a publicação da sanção no Diário Oficial da União da Lei 14.551/2023. A erva-mate sombreada tem como característica o cultivo em meio a outras vegetações, incluindo a mata nativa. Cercada pelo verde, a erva cresce à sombra, diferentemente das árvores plantadas em campos abertos. Além de contribuir para a preservação das matas, a erva com sabor mais suave é valorizada financeiramente pelas indústrias. 

AVESUI 2023

A sanidade animal e a zootecnia de precisão são os principais temas na 22.ª Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui América Latina 2023) que aconteceu, em Medianeira, no Oeste do Paraná. Focada em negócios, a feira integrou produtores, agroindustriais e investidores com empresas de tecnologia voltadas a essas cadeias. “A AveSui valoriza, reconhece e estimula o setor de proteína animal em todo o País e particularmente no Paraná, que é líder na produção de carne de frango, representando 34% da produção nacional e 40% das exportações. No setor de suínos, o Estado representa 21% da produção nacional e logo deverá se tornar líder na produção desta proteína também”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou da abertura.

MILHO

Representantes de entidades que se dedicam à pesquisa agropecuária estiveram reunidos em Londrina para formalizar e discutir detalhes de parceria com o objetivo de realizar estudos sobre o complexo do enfezamento do milho. O encontro foi, na sede do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater). “Nosso objetivo é integrar os parceiros e financiadores da rede, estabelecer as estratégias de integração e, também, mecanismos para divulgar os resultados das pesquisas que serão realizadas para a comunidade acadêmica e, principalmente, para os produtores”, afirmou a diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino. (Com informações de assessorias)