SOLAR

A partir de 2023, mais vinte Unidades da Embrapa, serão atendidas com a adição de 18 usinas solares. Essa matriz geradora vai representar economia e sustentabilidade econômica e ambiental para a Empresa. A iniciativa é resultado da viabilização de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Autossuficiência Energética, adotado há três anos. Com a implantação de 18 novas usinas, a Embrapa contará com um total de 29 unidades solares.

ALEMANHA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em Berlim, participando do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura e Nutrição da Alemanha (BMEL). O ministro esteve no fórum “Como Alemanha e Brasil podem mudar sistemas alimentares?”, na embaixada do Brasil. Também participou, no Ministério do Exterior, da Conferência de Ministros da Agricultura, considerada pelo governo alemão “a maior reunião mundial de ministros da agricultura”. 

SELO ARTE

A lei de autoria do deputado Zé Silva (SD-MG), juntamente com o deputado gaúcho, Alceu Moreira (MDB-RS), permite que produtores comercializem queijos artesanais no Brasil e no exterior, com o Selo Queijo Artesanal. A Lei também descentraliza o processo de concessão do Selo, que pode ser concedido pelos órgãos de agricultura e pecuária federal, estaduais, municipais e distrital. 

LIDERANÇA

Até 2030 o Brasil poderá chegar à liderança mundial de exportação de milho e algodão. No momento, o País ocupa o segundo lugar nas vendas dessas commodities para o mercado internacional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil já domina 54% do mercado mundial de soja, e essa participação deverá aumentar para 65% até 2030. As informações são do Diretor Técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves. 

PROPOSTAS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou propostas para a consulta popular do Ministério dos Transportes para o plano dos 100 primeiros dias do Governo Federal para rodovias e ferrovias. A consulta popular abordou diversos eixos temáticos onde as sugestões poderiam ser inseridas por meio de um formulário. A iniciativa visa propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas no País. 

ARROZ

Um dos destaques todo ano da programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é o encontro da Câmara Setorial do Arroz, do Ministério da Agricultura. Mais uma vez a reunião sai de Brasília (DF) para ser realizada durante o evento, abrindo a programação no dia 14 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), durante esta 33ª edição.

PRODUSHOW

Os meses iniciais do ano marcam o plantio de produtos da safra de verão paranaense, mas também é o momento de mostrar para os agropecuaristas as novidades em termos de cultivares, de modernidade tecnológica e de avanços no setor em feiras e exposições. É o que aconteceu em Pitanga, na região central do Estado, com a Produshow, organizada pela empresa Producerta. “São eventos que calibram o futuro, e se calibrarmos bem o futuro teremos alto desempenho e bom resultado, que fazem o Paraná ser grande e diversificado na produção de alimentos”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

COCAMAR 2023

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná participou da abertura da Safratec Cocamar 2023. Técnicos do Estado enfatizaram a necessidade do Paraná continuar a desenvolver uma agricultura que se renova e que se sustenta para garantir que o Brasil e o Estado se mantenham como grandes fornecedores de fibra e proteína. O evento foi realizado em Floresta, no Noroeste do Paraná. O encontro abre as comemorações pelos 60 anos da Cooperativa Cocamar, criada em março de 1963.

MILHO

Os agricultores paranaenses plantaram 20 mil hectares da segunda safra de milho, de um total previsto de 2,65 milhões, até meados de janeiro deste ano. Tradicionalmente este plantio começa pela região Sul e Sudoeste do Estado e depois avança para Oeste, finalizando no Norte e Noroeste. O plantio de milho é um dos destaques do boletim agropecuário semanal da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A primeira safra de milho tem condições de campo estáveis comparadas à semana anterior. (Com informações de assessorias)

Mauricio Picazo Galhardo é jornalista

Email: [email protected]