
OCDE
Terminou dia (20), em São Paulo, o curso de formação de inspetores pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a aplicação de normas internacionais para frutas e hortaliças. O Brasil faz parte do chamado Esquema de Frutas e Hortaliças da OCDE. A participação do Brasil no Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou a ser articulada em 2015 e agora chega a etapa final, que é a formação dos inspetores. A partir deste curso, eles estarão aptos a avaliar lotes desses produtos e assinar a certificação.
PESCADO
A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, apresentou as ferramentas que o governo brasileiro vem adotando para ampliar a internacionalização do pescado nacional. O tema foi abordado no Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, como parte da programação da Seafood Show, que ocorreu em São Paulo.
BONSUCRO WEEK
Os avanços sociais e ambientais com a adesão ao Protocolo Agroambiental Etanol Verde, em 2007, pelo setor sucroenergético e, consequentemente, a mudança na forma de produção com a mecanização das lavouras. Esses foram os temas apresentados pelo diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Eduardo Leão, e a coordenadora de Sustentabilidade, Renata Camargo, durante painel na Bonsucro Global Week, realizada em Ribeirão Preto (SP).
FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES
O fomento da produção de frutas, hortaliças e flores no Paraná foi tema da abertura da 2ª Hortec e 7ª Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná, em Dois Vizinhos. Certificação, melhoramento genético e práticas de manejo são ferramentas importantes para potencializar esse setor. “Ainda compramos muitas hortaliças de fora, enquanto podemos fazer aqui, produzindo renda em pequenas áreas. Com conhecimento, avanço científico, capacidade técnica, que é o que se discute neste evento, vamos conseguir impulsionar”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
EMPREENDIMENTOS
A instalação da Alpha Fish e da Piracanjuba em São Jorge D’Oeste, no Sudoeste do Paraná, deve impulsionar a agropecuária estadual. Os empreendimentos receberam, a visita do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. A Alpha Fish, que começou a ser construída em novembro de 2021, pretende explorar um milhão de hectares de água em 12 áreas. A primeira já foi implantada. Até agora, foram instalados 170 tanques, sendo 105 alojados com peixes. A produção atual é de 100 toneladas por mês. O investimento realizado até agora é de R$ 20 milhões.
CHUVAS
As chuvas intermitentes, que caem em todo o Paraná, não ajudaram a avançar de forma razoável na colheita do trigo na última semana. Com isso, houve piora na qualidade do que ainda permanece nos campos do Estado. A análise desta e de outras culturas está no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 14 a 20 de outubro, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
INOVAÇÃO
Investimento em tecnologia e inovação são as chaves para o desenvolvimento da agricultura. O tema foi destaque na abertura da 19.ª edição do Wintershow, o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil, em Guarapuava, que contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Organizado pela cooperativa Agrária, o evento investiu na apresentação de novidades e soluções na produção da cevada e do trigo, matérias-primas essenciais para as indústrias da Cooperativa. A programação segue até 20 de outubro.
EXPORTAÇÃO
O agronegócio é responsável por aproximadamente 80% de tudo o que é exportado pelo Paraná. Em termos nacionais, nos últimos dez anos, a participação estadual nas vendas brasileiras do agro para o Exterior foi, em média, de 13,4%, enquanto nas importações, o Estado recebeu 11,6%. Somente no ano passado, em recursos, o superávit foi de US$ 12,9 bilhões. Esse é um dos dados apresentados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio do Paraná, publicado em português, inglês e espanhol.
SEGURANÇA ALIMENTAR
A celebração do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, estimula em mais de 150 países a organização de eventos sobre o tema, além de lembrar a importância de ações individuais e políticas públicas para combater a fome e o desperdício. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) age em consonância com as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) e ajuda a elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. (Com informações de assessorias)