grass vector illustration template design

MAÇÃS

Apresentar os principais requisitos de acesso a mercado para maçãs frescas, na Colômbia, de forma sucinta e direta. Esse é o objetivo do estudo de Acesso de Mercado: “Maçãs na Colômbia”, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, ApexBrasil e adidos agrícolas brasileiros. Segundo a publicação, a importação de maçãs está em crescimento no mercado colombiano, com um crescimento médio anual de 4,5% entre 2017 e 2021, apesar de queda registrada em 2019. 

FEIRAS

A participação do Brasil em feiras internacionais representa uma importante oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para a indústria de alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, entre abril e julho, o Ministério da Agricultura, coordenou o Pavilhão Brasil em sete feiras internacionais nas cidades de Londres (Reino Unido), Nuremberg (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul),Teerã (Irã), Seul (Coreia do Sul), Bangkok (Tailândia) e Montreal (Canadá), onde participaram no total setenta empresas brasileiras.

ALGODÃO

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, participou da abertura da 13º edição do Congresso Brasileiro do Algodão, em Salvador. No evento, Montes destacou o avanço do programa de certificação voluntária de produtos de origem vegetal dentro do setor algodoeiro. A certificação voluntária permite, por meio da emissão do certificado oficial de conformidade, a agregação de valor ao produto brasileiro no mercado externo. 

OBSERVATÓRIO

Ferramenta de pesquisa de informações detalhadas sobre a agricultura, o Observatório da Agropecuária Brasileira lançou, dia (16), mais um painel estatístico: o Comércio Exterior Agropecuário. A nova solução traz um panorama do agronegócio brasileiro no mercado externo de forma prática e acessível. 

CONECTIVIDADE

A conectividade é um insumo importante para o setor agropecuário do país. Ter internet com bom sinal em toda a propriedade é fundamental para aliar as tecnologias ao processo de produção. A modernização das propriedades rurais é uma necessidade para tornar a agricultura brasileira mais competitiva. E por isso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) trabalha por propostas e políticas públicas para que a conectividade alcance também os médios e pequenos produtores.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Autoridades da ONU alertaram recentemente que a guerra prolongada entre Rússia e Ucrânia, desde fevereiro, pode provocar uma crise de fome sem precedentes em todo o mundo. Os impactos desse conflito são preocupantes para a cadeia produtiva, e acarretam o aumento do preço dos alimentos, energia e fertilizantes. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal, Sérgio Souza (MDB-PR), entende que o Brasil pode ser um dos polos na garantia de segurança alimentar no planeta. 

MUNDIAL

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, da abertura do Encontro Nacional do Agro, realizado em Brasília. Na ocasião, ele afirmou o Brasil precisa se posicionar como líder mundial. Segundo Martins, o mundo inteiro vive a expectativa de o Brasil ser o primeiro e o mais seguro celeiro do mundo e, diante disso, é necessário que o País assuma seu protagonismo global. 

VISITA

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visitou a sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo, no dia 9 de agosto, reunindo 150 líderes do agronegócio. Durante o encontro, a presidente da SRB, Teresa Vendramini, entregou ao vice-presidente um documento com as pautas prioritárias da entidade, entre elas, a necessidade de maior segurança jurídica no campo e a importância de seguir avançando na regularização ambiental.

VALIDADE

A Portaria do Ministério da Agricultura, que dispensa a indicação de prazo de validade de vegetais frescos embalados vem em um momento oportuno, tanto para produtores e comerciantes quanto para consumidores. A medida atendeu a uma reivindicação do setor produtivo e positivamente vai ajudar a reduzir desperdícios dos alimentos. A avaliação é do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Fabio Meirelles. (Com informações de assessorias)

* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.  

Email: [email protected]