CHILE

Ministros da Agricultura e embaixadores de mais de 20 países se reunirão esta semana em Santiago do Chile na Primeira Conferência Ministerial de Sistemas Alimentares Baixos em Emissões, que contará com a participação do Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. Esse encontro foi co-presidido pelo Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, e o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas. 

100 DIAS

A abertura de novos mercados para o agronegócio brasileiro e a reaproximação com chineses e europeus foram os destaques do trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos primeiros 100 dias do governo do presidente Lula. O balanço das ações do período foram apresentadas em reunião ministerial. No primeiro trimestre, foram abertos nove mercados para os produtos brasileiros, entre eles,  algodão para o Egito; bovinos vivos para a Argélia.

CHINA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, retornou à China, integrando a comitiva do presidente Lula, que realizou sua terceira visita oficial ao país, principal parceiro comercial do Brasil. A agenda da comitiva brasileira teve início, dia (13), em Xangai, com a cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Roussef no Novo Banco de Desenvolvimento, destinado ao fomento do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). 

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um tema atemporal e, sempre que posto em discussão, traz à tona direitos e deveres, além das contribuições que cada País pode dar ao globo. O diálogo, portanto, vem a ser a saída mais louvável para a obtenção de uma diretriz que possa levar o Brasil a números mais satisfatórios. Nesse sentido, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, em reunião ordinária, membros do Ministério do Meio Ambiente para tratar de assuntos atinentes à matéria.

AGROMAIS

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, participaram, de uma reunião com integrantes do Conselho Editorial do Canal AgroMais. Lançado em junho de 2020 pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação com a parceria do Sistema CNA/Senar, o AgroMais é um canal com uma programação totalmente voltada ao setor agropecuário. O encontro em São Paulo com os integrantes do Conselho foi promovido por João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação. 

CREDENCIAMENTO

Mais quatro municípios paranaenses aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Com esses certificados, o Estado passa a ter 25 municípios com poder de, por meio de seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM), autorizar agroindústrias que cumprirem com as normas higiênico-sanitárias a venderem os produtos para todo o Estado, extrapolando os limites municipais. Os credenciados foram Cornélio Procópio, Rolândia, Santana do Itararé e Tomazina. 

EXPOLONDRINA

A produção sustentável de leite foi um dos assuntos que mobilizaram produtores na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2023. A discussão girou em torno de genética, sanidade, alimentação e conforto e bem-estar animal. “São temas bastante técnicos, mas neles está a sustentação da atividade”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Segundo ele, o Paraná produz 4,5 bilhões de litros de leite por ano. Somado com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a produção no Sul do país totaliza 13 bilhões de litros, volume superior ao produzido por Argentina e Uruguai juntos.

FEIJÃO

A comercialização da primeira safra de feijão 2022/2023 no Paraná está chegando ao final. Até a semana passada, os produtores já haviam comercializado cerca de 90% das 197 mil toneladas produzidas, numa área de 115 mil hectares. As informações são do Boletim de Conjuntura Agropecuária do período de 7 a 12 de abril, elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Apesar de problemas climáticos registrados entre setembro e outubro do ano passado, a produção paranaense foi considerada de excelente qualidade, o que contribuiu para melhor remuneração ao produtor. 

CONAB

A Companhia Nacional de Abastecimento comemorou 33 anos. A estatal celebrou a data com evento na matriz, transmitido ao vivo para suas 27 superintendências regionais. A solenidade contou com a presença da Diretoria-Executiva e do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Milton Fornazieri. (Com informações de assessorias)