
PRODUÇÃO
A estimativa para a safra 2022/23 indica uma produção de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22. Com a conclusão da semeadura das culturas de primeira safra em dezembro, as atenções se voltam para a evolução das lavouras e os efeitos do comportamento climático, que deverá definir a produtividade. Os números constam no terceiro levantamento da safra de grãos, foram divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
INFLUENZA AVIÁRIA
Em atenção ao aumento dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) na América do Sul, o Ministério da Agricultura, intensificou as medidas de prevenção da doença no Brasil, país que nunca registrou a ocorrência de IAAP. A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.
REPÚBLICA DOMINICANA
Estão em negociação entre o Brasil, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a República Dominicana entendimentos de cooperação em temas sanitários e fitossanitários relativos a insumos e produtos do agronegócio. O ministro Marcos Montes recebeu, em Brasília, a embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge, para tratar de perspectivas do comércio bilateral e abertura de novos fluxos.
LUCRO MENOR
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê para 2023 um ano de desafios, tanto no ambiente interno quanto no cenário externo, em que poderá haver margem de lucro menor para o setor agropecuário, com redução de receita para o produtor rural e alta dos custos de produção na atividade. Estas e outras previsões foram anunciadas pela CNA, durante a entrevista coletiva de fim de ano para apresentar o balanço da atividade agropecuária em 2022 e as perspectivas para 2023.
VENDAS EXTERNAS
As exportações brasileiras de produtos do agronegócio seguem intensas neste ano. Pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, baseadas nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex), mostram que, de janeiro a setembro deste ano, o faturamento com as vendas externas do setor soma US$ 122 bilhões. Segundo o Cepea, o resultado está 28% acima do registrado no mesmo período de 2021 e já é superior ao de todo o ano passado, de US$ 120 bilhões.
TEREZA CRISTINA
A ministra da Agricultura e Senadora eleita, Tereza Cristina, participou de encontro promovido pela Sociedade Rural Brasileira, na sede da entidade em São Paulo-SP. Convidada para participar da última reunião do Comitê de Relações Internacionais da SRB de 2022, a ministra dividiu a mesa com a presidente da SRB, Teresa Vendramini; a coordenadora do comitê da SRB, Cláudia Costa; o secretário de Agricultura de SP, Francisco Maturro entre outros.
COOPERAÇÃO SUL-SUL O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) participou do Foro Brasil-África, principal espaço de debate entre líderes brasileiros e africanos sobre temas de interesse global e recíproco, onde levou suas experiências em questões de Cooperação Sul-Sul e Triangular e destacou a liderança e a relevância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para estabelecer mecanismos permanentes que permitam identificar novas oportunidades de colaboração intercontinental.
NOTA TÉCNICA
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) emitiu uma Nota Técnica, com vistas a esclarecer sobre casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrados na América do Sul desde outubro. Apesar de o Brasil e, consequentemente, o Paraná serem livres da doença, o Estado alerta sobre os cuidados que os produtores de aves precisam ter. De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), foram confirmados, até o final de novembro, 22 focos em aves silvestres e domésticas de subsistência na Colômbia, Venezuela, Equador e Peru.
FOCO
A formulação de um planejamento de longo prazo que privilegie a sustentabilidade e ofereça mais segurança para as atividades agropecuárias no Paraná foi discutida durante dois dias por cerca de 140 servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri). A reunião foi entre terça (06) e quarta-feira (07) no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Londrina. O Seagri é formado pela Secretaria da Agricultura e suas empresas vinculadas: IDR-Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). (Com informações de assessorias)