O deputado estadual do Paraná Rasca Rodrigues (PV) lança, nesta quinta-feira (24), Dia do Rio, a campanha Mais Vida no Rio Belém. O objetivo é incentivar a proteção e recuperação do rio, envolvendo a população em ações permanentes de educação ambiental.
Moradores e comerciantes dos 15 bairros por onde passam as águas do Rio receberão a cartilha Vamos dar vida ao Rio Belém?. O material traz informações sobre a bacia hidrográfica, localização da nascente, da foz e dos principais afluentes do Rio Belém. Levantamentos recentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – mostrando dados de qualidade da água, em ao longo do rio – também foram incluídos no material.
Dados sobre qualidade da água
A publicação idealizada pelo deputado Rasca Rodrigues (PV) apresenta ainda, os principais motivos da poluição nos rios urbanos, que, no caso do Rio Belém, se deve as ligações irregulares de esgoto, ao descarte clandestino de resíduos da construção civil e a degradação das matas ciliares, bem como a ocupação irregular de suas margens. Segundo informações contidas na cartilha, 90% da poluição das águas do Rio Belém tem origem na descarga irregular do esgoto doméstico. Somente nos 37 bairros que compõem a bacia do Belém ainda existem 9.153 ligações irregulares de esgoto, apesar de 95% dos imóveis possuírem cobertura da rede coletora da Sanepar. Com a identificação do problema principal, o manual traz soluções para que os moradores, que ainda estejam em situação irregular, possam fazer a regularização. A distribuição das cartilhas será feita nesta quinta-feira (24), em sete pontos ao longo dos 21 km do Rio Belém, com a participação do deputado e sua assessoria.
Nota Paraná ajuda instituições a cuidar de animais abandonados
Os créditos e prêmios do Programa Nota Paraná estão ajudando a alimentar e tratar milhares de animais abandonados. Desde março deste ano, quando o programa passou a beneficiar instituições sem fins lucrativos, mais R$ 111 mil já foram repassados a cerca de 30 ONGs da área de proteção animal cadastradas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. As instituições que desejam participar poderão enviar requerimentos para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que será responsável por cadastrar as ONGs interessadas no programa Nota Paraná. Para maior informação, entrar em contato no endereço eletrônico ([email protected] ).
Ministério abre inscrições para dois cursos
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu inscrições para dois cursos na modalidade de educação a distância (EAD): Conflitos em Unidades de Conservação – estratégias de enfrentamento e mediação e Tornar a Unidade de Conservação Visível – estratégia para promover articulações e captar recursos. São 2 mil vagas para cada curso. Interessados têm até o dia 24 de novembro para fazer a inscrição, ou até que todas as vagas sejam preenchidas.Os cursos são gratuitos e serão realizados por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Durante as aulas, os alunos serão estimulados a realizar práticas de educação ambiental que contribuam com o fortalecimento da Gestão Ambiental de Unidades de Conservação e com a conservação da biodiversidade.
As aulas terão início no dia 28 de novembro e serão encerradas em 21 de dezembro de 2016, um total de 25 horas/aula para cada uma das opções de curso. Mais informações no endereço: https://ava.mma.gov.br/course/category.php?id=20
Bate-papo sobre sustentabilidade
A Pós Opet XP promoveu na última terça-feira (22) um bate-papo sobre sustentabilidade, meio ambiente, gastronomia e sobre o impacto das ações diárias do cidadão no meio ambiente.
O idealizador do evento e professor da Pós Graduação em Gestão de Bares e Restaurantes da Opet, Rafael Serta, disse que o objetivo é sensibilizar a comunidade e profissionais da gastronomia para a importância do tema. Hoje sabemos que o consumidor está mais atento ao que consome, mas temos um longo caminho pela frente para colocar em prática ações efetivas de proteção ao meio ambiente, disse Rafael.
Escritório verde
O Escritório Verde, da UTFPR está atuando na escola Terra Firme para implantar sistemas de jardins sensoriais, guardiões de sementes crioulas e um sistema de captação de água para a irrigação contínua da horta e estufa. Na próxima sexta-feira (25), os alunos visitarão o jardim da professora de Teologia e Filosofia, Gilda Cristina – responsável pelo blog Plantando o Verde e praticante da permacultura, produção de ambientes sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
Rede de pesca biodegradável
Os estudantes Rayane Silva Bueno, 17 anos, e Diego Modesto Cordeiro, 17 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, em Paranaguá (no Litoral do Paraná), ficaram em primeiro lugar na 5º edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), na categoria melhor trabalho. Eles criaram o projeto de uma rede de pesca biodegradável que será confeccionada a partir de resíduos orgânicos como bagaço de cana de açúcar, bambu, amido de milho ou soja. Além disso, os estudantes desebnvolveram um sistema de escape para peixes pequenos que não são rentáveis para os pescadores e um aplicativo eletrônico que avisa os profissionais caso ocorra a captura acidental de animais como tartarugas, arraias ou golfinhos.