De mochila para as américas
A Coluna Conteúdo Sustentável recebeu notícias pra lá de especiais esta semana. O jornalista paranaense Ike Weber – que atualmente está desvendando 10 países das três Américas com a expedição jornalística e cultural De Mochila pela Américas – nos enviou alguns exemplos de ações sustentáveis que encontrou pelo caminho. Um deles,  trata-se do modelo de educação ambiental adotado no Parque Nacional de Zion, no Estado de Utah, Estados Unidos.

No local, os três milhões de turistas que passam anualmente pelo Parque, recebem informações sobre as regras e proibições e o que fazer para não deixar rastros e conservar a natureza. Uma das medidas adotadas para reduzir os impactos ao meio ambiente foi a criação de um sistema de transporte interno, para deslocamento dentro do parque. À parte desse tipo de transporte, estão autorizadas apenas caminhadas e deslocamento de bicicleta. O Zion National Park tem estrutura pronta para receber bem os viajantes, educar adequadamente os visitantes e preservar a rica natureza e a vida selvagem, conta Ike. Sem dúvidas é o que almejamos para as Unidades de Conservação no Paraná e no Brasil.  Histórias, fatos, curiosidades, dicas reflexões desta experiência podem ser conferidas no blog: www.ikeweber.com

Empreendimentos náuticos
Durante a assinatura da resolução que, pela primeira vez, estabelece critérios para o licenciamento ambiental dos empreendimentos náuticos do Paraná, o governador Beto Richa  assumiu um importante posicionamento em relação ao meio ambiente.  O Paraná possui muitas medidas, resoluções e leis de respeito ao nosso meio ambiente. Temos a obrigação de mudar nossos hábitos nos dias de hoje. Não temos mais a opção de  querer ou de protelar, declarou Richa. Ele também elogiou em seu discurso – para cerca de 300 pessoas que compareceram ao Iate Clube de Pontal do Paraná – o rumo que o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, está dando para as ações da sua pasta. Parabéns pelo belo trabalho e pela sua gestão aberta ao diálogo com os segmentos envolvidos na questão ambiental, finalizou Beto Richa.

Ecodesign sustentável
O Shopping Mueller promove, até o dia 1.º de setembro, uma mostra de arquitetura e design sustentável. A exposição conta com a participação de profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores de destaque do cenário paranaense que apresentam tendências no contexto da ecossustentabilidade. O tema desta edição são os quatro elementos – água, fogo, terra e ar. Os profissionais usaram, obrigatoriamente, pelo menos três itens reciclados ou recicláveis em seus projetos. Para ajudar nesta missão, a mostra tem como parceira a Usina de Reciclagem de garrafas pet do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). A 6ª Mostra Muller Ecodesign está sendo realizada no piso Cinemas, de segunda a sábado, das 10 às 22h l Domingo e feriados, das 11 às 22h. A entrada gratuita

Reconhecimento
O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, recebeu o troféu Onda Verde, por ter conquistado o 20º Prêmio de Ecologia na categoria Conservação da Vida Silvestre, com o projeto paranaense Mel na Mata – Aliando Desenvolvimento Comunitário e Conservação da Floresta Atlântica. O projeto é uma iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), como apoio da Oi, e que envolve 24 produtores da Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba, em Antonina e Guaraqueçaba. Criado em 2005 e tomado forma em 2007 como associação, o projeto obteve resultados importantes como, por exemplo, a conservação de seis espécies de abelhas nativas, entre elas três ameaçadas de extinção; a criação de um Manual de Boas Práticas de Fabricação para manipulação de mel de abelhas nativas; aprovação pela Secretaria de Agricultura do Paraná da primeira Unidade de Beneficiamento de Mel de Abelhas Nativas do Sul do Brasil e o primeiro registro do produto mel de abelhas nativas (Jataí).

Vale a pena conhecer
O Parque Estadual Lago Azul está localizado nos municípios de Campo Mourão e Louiziana, a cerca de 464 quilômetros de Curitiba. A Unidade de Conservação chama atenção pela vegetação nativa e pela fauna local que abriga espécies raras e ameaçadas de extinção como o tamanduá-mirim, a jaguatirica, o tucano e o gavião-pomba. A principal atração do parque é um lago de 70 milhões de metros cúbicos de água, que é aberto à prática de esportes náuticos como o jet-ski, esqui aquático, passeio de lancha, canoagem e pesca amadora. As opções de lazer também incluem trilhas onde os visitantes passam por ruínas de antigas construções, cachoeiras e cascatas, em constante contato com a natureza. O Parque Lago Azul fica aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 8h às 17h e sábados, domingos e feriados das 14h às 17h. Maiores informações: (44) 3523-1185.

 

Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.