O ano está se iniciando, trazendo consigo a promessa de novas oportunidades e experiências enriquecedoras! Se janeiro é o momento perfeito para desfrutar de merecido descanso ou se já é hora de retomar os planos e desafios do ano, não importa – esta coluna é para você!

Esta edição da DecorMix traz dicas de exposições, oficinas, mostras e experiências imersivas que vão te inspirar e enriquecer seu primeiro mês do ano com arte. Além disso, apresentaremos opções destinadas a crianças e famílias desfrutarem juntas. Prepare-se para um janeiro repleto de cultura e diversão!

Feliz 2024 a todos!

ATÉ 28 DE JANEIRO

Temporada renovada do Museu das Ilusões

Quer notícia melhor para começar 2024? Se você ainda não conseguiu conferir a exposição imersiva do Museu das Ilusões, aproveite até dia 28 de janeiro. Desta vez, o museu funciona às segundas-feiras também!

museu-das-ilusoes-foto-priscilla-zimmermann-divulgacao

Museu das Ilusões volta a Curitiba em janeiro! Foto: Priscilla Zimmermann/Divulgação

Eu visitei o museu em setembro de 2023 e me diverti demais! O museu ocupa 1.500 m² do shopping Jockey Plaza e conta com 83 atrações que brincam com ilusão de ótica,  estruturas lúdicas para interação do visitante, instalações com espelhos, tecnologia, entre outras configurações intrigantes. O Museu das Ilusões é o único do gênero na América Latina e tem itinerância pelo Brasil. Em Curitiba, mais de 80 mil pessoas visitaram a primeira temporada.

Serviço

Museu das Ilusões – Jockey Plaza Shopping (R. Konrad Adenauer, 370, Tarumã). Apenas em janeiro de segunda a sábado, das 10h às 22h, com entrada até 21h, domingos e feriados, das 12h às 20h, com entrada até 19h. Ingressos a partir de R$ 35 meia-entrada e R$ 70 a inteira.

*

Museu da Imagem e do Som

lina-faria-mis-pr-foto-joao-urban
“Lina Faria – Passando a limpo”: MIS-PR celebra trajetória de fotógrafa paranaense com exposição inédita

Lina Faria é homenageada pelo projeto Memória Viva, do MIS-PR. Foto: João Urban/Divulgação

A exposição “Lina Faria – Passando a limpo” está em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) até 23 de fevereiro. A mostra é uma bela homenagem à fotógrafa e sua sensibilidade artística, que registrou cidades, pessoas e suas histórias. Dentre as fotos, uma série de 1984, capturadas na colônia polonesa Tomás Coelho, feita para a Secretaria de Estado da Cultura. A exposição faz justiça ao crédito das imagens, que até a montagem da exposição estavam erroneamente creditadas a João Urban – o fotógrafo é, aliás, o curador. A exposição é parte do projeto Memória Viva, uma iniciativa do MIS-PR que busca homenagear a trajetória de importantes agentes culturais do Paraná, ainda em vida.

Serviço

Museu da Imagem e do Som do Paraná. Sala Adalice Araújo – Rua Ébano Pereira, 240, Centro. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entrada gratuita.

*

Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (MuMa)

O espaço cultural no bairro Portão tem quatro exposições em cartaz em janeiro, um passeio que rende um período inteiro de contemplação de artes visuais. Duas são de fotografia – “Lindas flores, simplesmente lindas!”, com uma seleção de imagens feitas por José Paiva durante os últimos 10 anos, e “Entre a Cor e o Corpo”, com curadoria de Milena Costa e Kamila Bach e que mescla pintura com a fotografia em obras de Douglas Figueira Scirea, Anderson Angélico, Eleonora Gomes e Naira Mattia.

jose-paiva-foto-instagram-reproducao

O fotógrafo José Paiva. Foto: Reprodução/Instagram José Paiva

Parte do acervo do Muma-PR está exposto na mostra “Silêncio e Eloquência”, que propõe diálogos das obras com artistas convidadas, como uma contribuição para o reconhecimento de um repertório artístico e estabelecimento de uma memória social local de várias gerações de artistas, incluindo as mais recentes. Já na exposição “O Lugar do Outro”, de Marcelo Conrado, aberta em novembro, o artista conjuga instalação artística, pinturas, fotografias e demais artes visuais produzidas com o auxílio de inteligência artificial. A tônica são os direitos humanos e Marcelo, que também é advogado, convida os visitantes a contribuírem com um depoimento anônimo sobre preconceito.

Serviço

Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (MuMa). Av. República Argentina, 3.430, Portão. De terça a domingo das 10h às 19h. Entrada gratuita.

*

Museu de Fotografia de Curitiba

São inspiradoras as vistas aéreas de Curitiba! Na exposição “Curitiba do Alto”, de Lucas Pontes, o fotógrafo registrou os edifícios e torres da capital paranaense com câmera fotográfica digital e também drones, e a cidade aparece sob uma nova perspectiva. Pontes lançou o livro que leva o mesmo nome da exposição em dezembro, com 129 imagens. O trabalho de curadoria para a exposição, de Milena Costa e Pedro Vieira, selecionou fotografias que mostram ângulos e desenhos urbanos que só são possíveis de serem vistos de cima.

praca-do-japao-lucas-pontes-divulgacao

Praça do Japão, fotografia de Lucas Pontes no livro e exposição homônima “Curitiba do Alto”, em cartaz no Museu de Fotografia de Curitiba. Foto: Lucas Pontes/Reprodução

Serviço

Museu de Fotografia de Curitiba – Solar do Barão. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro. Abre de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h, aos domingos das 12h às 18h. Entrada gratuita

*

Oficinas para crianças e jovens

O Solar do Barão e o Museu Paranista terão uma série de oficinas e aulas gratuitas entre os dias 23 e 26 de janeiro. A programação é ótima para crianças de todas as idades, mas vale conferir a indicação no site da Fundação Cultural de Curitiba para cada atividade! Confira os links abaixo:

TERÇA, 23 DE JANEIRO

Oficina de escultura: criando a partir de desenho de observação

Terça, 23 de janeiro, no Liceu das Artes no Museu Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço). Voltado a crianças. Informações: (41) 3313-7191.

Memorial-Paranista-Joao-Turin-no-Parque-Sao-Lourenco-foto-Maringas-Maciel-1-1024×575-1

Museu Paranista. Foto: Maringas Maciel/Divulgação

QUARTA, 24 DE JANEIRO

Oficina de pintura: como funcionam as cores

Quarta, 24 de janeiro, das 10h30 às 12h no Liceu das Artes no Museu Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço). Voltado a crianças, com o uso da tinta guache para ensinar sobre o círculo cromático. Informações: (41) 3313-7191.

QUINTA, 25 DE JANEIRO

Customização de bonecas de papel

Quinta, 25 de janeiro, das 10h30 às 12h, no Liceu das Artes no Museu Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço). Voltado a crianças, a oficina ensina a customizar o figurino de papel para as clássicas bonecas em duas dimensões. Informações: (41) 3313-7191.

SEXTA, 26 DE JANEIRO

Oficina de colagem: explorando formas

Sexta, 26 de janeiro, das 10h30 às 12h, no Liceu das Artes no Museu Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço). Voltado a crianças, a oficina incentiva a composição de imagens a partir de formas geométricas, aprendendo sobre espacialidade no processo. Informações: (41) 3313-7191.

Turin por um dia: Oficina de desenho por observação

Sexta, 26 de janeiro, das 14h30 às 16h30, no Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro). “Turin por um dia: oficina de desenho por observação” fará uma introdução à história da arte de João Turin, mostrando as práticas de estudo do artista paranaense para que as crianças experimentem. Informações: (41) 3321-3334.