Inteligência Artificial foi pauta no último workshop promovido pela Masotti na última semana para convidados. Com a presença de Paulo Mezzomo, fundador da Arquitoexpert,  o evento abordou o tema “A Inteligência Artificial no nosso Dia a Dia”. Voltado especialmente para arquitetos e designers, o encontro trouxe insights valiosos sobre como a inteligência artificial está moldando e transformando os processos de trabalho nesse setor.

Masotti-CTBA-09-04-24-fotos-@marceloeliasfoto-4948
Paulo Mezzomo. Crédito: Marcelo Elias

Durante o bate-papo, Mezzomo destaca diversas formas em que a IA está revolucionando a indústria. Desde a geração de layouts até a seleção de materiais e cores, passando pela visualização 3D e renderização, a inteligência artificial está presente em todas as etapas do processo. “Os benefícios para os profissionais de interiores e arquitetura são significativos”, ressalta Mezzomo. Segundo ele,  a automação de tarefas repetitivas permite que os profissionais foquem em aspectos mais criativos e estratégicos do projeto. “Além disso, a IA contribui para a personalização de espaços de acordo com as preferências individuais dos clientes, oferecendo insights valiosos e soluções adaptadas às necessidades de cada projeto”, salienta.

No entanto, o uso da inteligência artificial também levanta questões éticas e preocupações. “Profissionais da área precisam lidar com desafios como direitos autorais, impacto no mercado de trabalho e transparência no funcionamento dos sistemas de IA. É fundamental que os profissionais compreendam e saibam explicar aos clientes as decisões tomadas pela IA, garantindo uma colaboração transparente e ética”, pontua.

Masotti-CTBA-09-04-24-fotos-@marceloeliasfoto-5252
Rogério Lemos, diretor da Masotti; a designer de interiores Yara Mendes e Joel Gebara, CEO da Bentec. Crédito Marcelo Elias

O evento, foi uma oportunidade para os profissionais explorarem as possibilidades da inteligência artificial na arquitetura e no design de interiores. Além de discutir os usos atuais e futuros da IA, o bate-papo também abordou estratégias para se preparar e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por essa tecnologia em constante evolução.

Dica de leitura: “Projetando Sucesso” – um livro destinado para empreendedores na arquitetura

Por que eu deveria continuar aqui? Essa foi a pergunta que levou a arquiteta Sabrina Salles, com 20 anos de carreira e, até então sócia há 13 anos em um escritório consolidado na área, a sair dali e abrir o seu próprio negócio, um escritório de arquitetura que em quase quatro anos já assinou 174 projetos residenciais, corporativos e na área da saúde. É essa a história que a profissional escreve no livro “Projetando Sucesso”, que promete trazer insights valiosos sobre a construção de um escritório de arquitetura bem-sucedido.

No livro, a arquiteta conta muito mais que a sua trajetória de sucesso e explica com detalhes uma rota estratégica para criar um escritório de sucesso, ensinando o bê-a-bá que a faculdade jamais ensinou, afinal, conhecimento sem prática é manual sem ferramenta. Exemplificando com os desafios e acertos que enfrentou durante os 20 anos de trajetória, e trazendo o passo a passo para construir um escritório de sucesso.

Sabrina explica além do dia a dia no escritório, mas traz tudo o que sabe sobre empreendedorismo. Ensinando a construir a própria marca, criar o seu posicionamento, e projetar para onde quer chegar, traduzindo a sua essência nos mínimos detalhes. Ela ensina a rota do sucesso para entregar os projetos e serviços com excelência, oferecendo visibilidade, credibilidade e resultado – esses pilares são fundamentais para construir e consolidar um negócio bem-sucedido.

Além disso, a obra traz dicas essenciais sobre o entendimento da necessidade do cliente, desde a fase inicial do projeto com um briefing sólido e um questionário útil, até a elaboração de propostas e a execução final. A experiência da arquiteta também desmistifica o gerenciamento de obras, revelando serviços oferecidos e estratégias de gestão.

foto1-2
Sabrina Salles
Crédito: Rafael Renzo

Para aqueles sem experiência financeira em seu próprio negócio, o guia serve como um manual, abordando temas como pró-labore, investimentos, controle de gastos, entre outros. Ao mesmo tempo, explora a verdadeira função do dono da empresa, oferecendo orientações práticas para evitar desvios e alcançar o sucesso empresarial de forma equilibrada. Outro ponto importante, que não é abordado em nenhuma sala de aula é sobre precificação, Sabrina Salles ensina mais sobre como valorizar seu trabalho e como cobrar por ele.

Com o livro, é possível aprender como começar do zero e fazer o seu negócio crescer, a criar metas desafiadoras, construir sua marca, e sair da zona de conforto e trilhar por um caminho de sucesso e realizações.

Fica a Dica!