A jornada de Marcelo Camargo, empresário e proprietário da Light & Co, reflete sua capacidade de adaptação e visão empreendedora diante das mudanças no mercado. Em 2015, ele iniciou como vendedor ambulante de lâmpadas de LED, época em que a tecnologia crescia em popularidade. Sua abordagem inicial era a venda direta, ajudando o consumidor a calcular de forma meticulosa os benefícios da troca. Alguns meses depois, Marcelo notou que o modelo havia atingido seu limite e precisava evoluir.

Marcelo-Camargo-Foto-Day-Bach

Marcelo Camargo, empresário e proprietário da Light & Co. Foto: Day Bach/Divulgação

“Fui fazer pesquisa de mercado”, recorda Marcelo. “Notei como o mercado funcionava e fui atrás dos nomes que eu via nas placas de obras e perfis profissionais que encontrava nas redes sociais. Abordava para marcar reuniões e apresentar o nosso trabalho”, diz. Essa mudança de estratégia o levou a tomar a decisão de abrir um showroom. A Light & Co nasceu no bairro Mercês, em 2018, tornando-se o marco de uma nova fase.

Ao longo dos anos, Marcelo refinou sua abordagem e focou em oferecer soluções completas de iluminação técnica, atendendo também o decorativo. “Notei que eu vendia lâmpada e não iluminação. Foi aí o ponto de virada”, destaca Marcelo. A inauguração da loja, junto da seleção de fornecedores – Interlight, Stella Iluminação, Mister Led e Power Lumi são apenas algumas das marcas trabalhadas – e o comprometimento de Marcelo foram primordiais para que a Light & Co se destacasse no mercado.

“Eu sempre falo o seguinte: não garanto que não vamos errar, mas garanto que jamais vamos deixar de resolver. É o comprometimento e responsabilidade como empresário”, destaca Marcelo.

Light-Co-1-projeto-de-Arquiteto-Marcos-Bertoldi-foto-Eduardo-Macarios

Iluminação da Light & Co em projeto do arquiteto Marcos Bertoldi. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

A partir desse ponto, a empresa se tornou referência em projetos de iluminação técnica, diferenciando-se pelo comprometimento e dedicação em prol dos clientes e parceiros. A busca incessante pela excelência levou Marcelo a investir em marcas exclusivas, como a Effect Lighting, uma parceria com sociedade em São Paulo.

“É uma indústria de mais de 30 anos que só atuava em São Paulo até então. Fizemos um rebranding para trazê-la para Curitiba. Nós atendemos produzindo peças especiais e desenvolvendo produtos que a maioria das marcas não tem, e acompanhamos desde o início da especificação até o final do projeto”, revela.

Em entrevista exclusiva à DecorMix, Marcelo compartilha mais sobre os desafios enfrentados, a filosofia da empresa e suas perspectivas para o futuro do setor de iluminação:

Conte um pouco sobre o diferencial da Light & Co.

Eu sempre digo nas apresentações aos clientes que o meu trabalho é facilitar o deles. Isso quer dizer que, no que tange à iluminação, a gente vai resolver tudo. Nosso diferencial é o comprometimento e a dedicação em prol do parceiro e do cliente dele.

A maioria dos projetos é residencial e o nosso trabalho é elaborar orçamento para projetos prontos. Temos uma troca com o profissional para ajudar ele na especificação e conseguir gerar determinado efeito esperado. Mas também acontece muito de elaborar o projeto juntos, e isso ajuda a entregar algo mais assertivo.

Qual é a relevância da sustentabilidade no contexto atual do setor de iluminação e como a Light & Co aborda essa questão?

A tecnologia LED fica cada dia mais eficiente. Uma lâmpada que em 2015 tinha 350 lumens e 9 watts de consumo hoje caiu para 4 watts com a mesma iluminação. Nossa abordagem é prezar pela qualidade dos materiais com boa vida útil e minha seleção de produtos segue rigorosamente isso. A eficiência no consumo sobre o fluxo luminoso e índice de troca mínimo é uma maneira de ser amigo da natureza.

Qual seria o maior desafio do mercado na sua visão?

Sem sombra de dúvidas o maior desafio é comprovar a qualidade do produto e explicar porque não trabalhamos usando iluminação de uma maneira fora do que é recomendado pela fábrica. Muita gente no mercado trabalha com produtos de alta qualidade também, mas acabam aplicando e adaptando os produtos para usos não previstos e isso diminui sua luminosidade efetiva.

Não adianta ter uma fita de 2 mil lumens por metro e aplicá-la dentro de um perfil, em que você terá uma perda de fluxo luminoso. Tudo o que usamos de perfil de LED vem montado de fábrica, passou por testes, nós sabemos informações como o consumo e a luminosidade efetiva.

Também prezamos pela transparência nos orçamentos, com a referência dos itens, para que o cliente possa ver que trabalhamos com preço justo dentro do mercado e que estamos entregando um produto de qualidade.

Light-Co-projeto-de-Arquiteto-Marcos-Bertoldi-foto-Eduardo-Macarios

Iluminação da Light & Co em projeto do arquiteto Marcos Bertoldi. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Como a empresa orienta os clientes na escolha de produtos que atendam às suas necessidades de design e aspectos estéticos e funcionais? Quais são os critérios-chave considerados nesse processo de seleção?

Primeiro de tudo é o efeito, por isso a nossa linha se chama Effect Lighting, e seu design é nível internacional. Ao saber o efeito desejado pelo profissional e seu cliente, nós apresentamos uma série de opções. Começamos trabalhando com o ideal e mostrando como o efeito da iluminação pode ser alinhado à estética.

Elaboramos o orçamento e apresentamos para o profissional ver se está dentro do que o cliente espera em termos de budget. Se o valor ficar fora do esperado, fazemos uma nova seleção de produtos que preserve o efeito desejado, ainda que seja outra estética, e que esteja dentro do preço que o cliente esperava.

Sempre penso na questão do custo-benefício porque eu estudo bastante iluminação, mas também gestão, vendas e desenvolvimento pessoal desde que comecei a trabalhar com iluminação. Sigo à risca uma frase do Roberto Justus: eu não vendo o que eu não compro. Eu só especifico para o cliente o que eu usaria no meu projeto. Eu fecho muitos negócios porque falo a verdade, se o investimento vale a pena, se está muito alto. Na Light & Co não trabalhamos com nada além da verdade e da responsabilidade.

Quais os desafios esperados para 2024?

Eu vislumbro um ano bem positivo. Em Curitiba há inúmeras construções e incorporadoras com lançamentos previstos. Como eu gosto de estudar o mercado, consumo muito conteúdo do setor. Estava ouvindo um podcast sobre construção civil e há bastante otimismo para o mercado de alto padrão, que se apresenta bem resiliente. Eu vejo que não está exatamente aquecido, mas continua crescendo.

E o nosso desafio na Light & Co especificamente é otimizar ainda mais nosso atendimento, diminuindo o prazo de envio de orçamento e de entrega junto a fornecedores, além de aumentar o mix do showroom com mais produtos com a qualidade que nós prezamos.

Quais são as expectativas da empresa em relação a novas tendências, tecnologias ou mudanças no comportamento do consumidor que podem impactar o setor nos próximos anos?

Eu vou para a Light+Building, em Frankfurt, na Alemanha, em março, que é onde estão as novidades em tecnologia em iluminação e também decorativo, diferente da Euroluce, que é bianual em Milão. Estamos vendo a tendência da miniaturização, em que aplicamos um spot mínimo, com uma minicanopla ou um cilindro pequeno, equivalente a uma lâmpada dicróica.

O LED integrado em luminárias miniaturizadas é algo que vem forte. Hoje ainda vendemos muita lâmpada, mas em São Paulo – que é incomparável, eu sei –, já é realidade usar apenas LED integrado. Já temos linhas com LED integrado que foram bem aceitas no mercado de Curitiba, mas ainda tem muito para expandir e atualizar na iluminação residencial. As vantagens são várias: o próprio design, a vida útil, a garantia… prevejo que o amplo uso de miniaturização deve chegar em Curitiba em menos de cinco anos.