A Masotti Curitiba está com fachada, vitrines e ambientes internos renovados. A mudança marca o início de uma nova fase da loja, sempre em evolução. O reposicionamento da marca no mercado de móveis de design assinado é o primeiro passo para o que Rogério Lemos, sócio-proprietário da Masotti Curitiba junto de Katy Zinke, chama de “a loja ideal”. 

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Katy Zinke e Rogério Lemos em frente à nova fachada da Masotti Curitiba, renovada por Maximiliano Scandelari Arquitetura. Foto: Marcelo Elias/Divulgação

Assim como os móveis cuidadosamente escolhidos para o showroom, cada detalhe da Masotti Curitiba e da trajetória de Rogério e Katy enquanto empresários reflete o comprometimento com a excelência e a constante busca por novos horizontes. A estreia da nova fachada, destacada pela iluminação embutida e design horizontalizado, foi concebida pelo escritório de Maximiliano Scandelari. “Ao transformar o exterior junto com os novos ambientes internos, estamos mais próximos da loja ideal, criando um negócio mais pujante e alinhado com a visão de futuro que buscamos”, destaca Rogério.

Os escritórios Maximiliano Scandelari Arquitetura, Fabi Remza Designer de Interiores, Lisiê Pissetti Arquitetura e Murillo Rehder Arquitetura assinam quatro espaços distintos, enquanto as profissionais Jordana Fraga e Lisiane Alves de Freitas renovaram os demais ambientes do showroom.

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Living assinado pelo arquiteto Murillo Rehder na Masotti Curitiba, parte da renovação inaugurada em 21 de novembro. Foto: Marcelo Elias/Divulgação

Nascido na cidade catarinense de São Joaquim, Rogério Lemos mudou-se aos 19 anos para Gramado com a família. A promessa de oportunidades de trabalho em uma cidade com qualidade de vida fez Rogério decidir fincar raízes no Rio Grande do Sul junto a sua família, “Eu comecei a trabalhar com 15 anos numa marcenaria em São Joaquim. Trabalhei também em uma loja de peças e acessórios, eu instalava som, essas coisas. Trabalho de guri”, relembra Rogério. 

Em 1990, Rogério começou a trabalhar como vendedor na Masotti, onde passou cinco anos. “Eu me identifiquei tanto com as vendas, não tinha imaginado isso quando comecei. Todo início é difícil, para mim também foi, mas depois passei a amar o que eu fazia: as vendas, o dia a dia da loja, as reformas de ambientes, a organização dos móveis no espaço. É uma diversão para mim”, diz o empresário.

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Contti Home Design, novo posicionamento para o negócio que completou 23 anos de sucesso em Florianópolis. Foto: Divulgação

Sua dedicação às vendas e à expansão da marca foi a chave para lhe dar mais espaço na empresa. Rogério liderou a abertura de uma filial em Porto Alegre, e, entre 1990 e 1996, ele passou a treinar as equipes de Gramado e da capital gaúcha, além de organizar visitas técnicas das equipes de vendas Masotti à fábrica de móveis para melhor compreensão da produção e qualidade do produto que vendiam. 

O ponto de virada foi em 1996. Rogério conheceu Katy Zinke, também funcionária da Masotti, e a colega de profissão tornou-se sua parceira de vida – e de negócios. Juntos, eles se mudaram para Capão da Canoa com o desafio de gerenciar a recém-inaugurada loja na cidade. Juntos, eles prosperaram como funcionários dedicados e, em 2001, fecharam a unidade de Capão da Canoa em julho e tornaram-se sócios da Masotti Florianópolis, inaugurada em dezembro daquele ano na capital catarinense. A Masotti Florianópolis passou por um rebranding nos últimos anos e em 2023 mudou seu nome para Contti Home Design, uma acertada mudança feita pelo casal de empresários.

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Rogério Lemos e Katy Zinke (nas laterais) e sua filha, Nathalia Zinke Lemos, na Contti Home Design. Foto: Divulgação 

Atualmente, Rogério e Katy contam com uma equipe direta de 24 colaboradores na Contti Home Design, em Florianópolis, e 12 na Masotti Curitiba. Em ambas as unidades, o mix de produtos e o atendimento de excelência do pré ao pós-venda fazem com que Rogério Lemos e Katy Zinke sejam admirados no mercado. Rogério conversou com a coluna DecorMix para contar sobre a trajetória que ele e Katy trilharam juntos, o reposicionamento das marcas e as características de seu treinamento em atendimento e pós-vendas.

A Contti Home Design, em Florianópolis, concluiu recentemente um processo de rebranding que tem sido um sucesso. Quais foram as mudanças ao longo destes anos?

Quando abri a unidade em Florianópolis, em 2001, era uma franquia da Masotti com cerca de 70% dos produtos da marca e 30% de estofados e decoração de outros fornecedores. Esse mix funcionou bem por alguns anos. À época, atendíamos ao público consumidor final e não vislumbrávamos trabalhar com escritórios de arquitetura. Começamos a mudar esse posicionamento em 2010. Fomos atrás de produtos mais contemporâneos e atuais, e com isso aumentou a especificação dos profissionais. 

Foi quando precisamos mudar de uma loja mono para multimarcas. De 2015 a 2019, começamos o rebranding para criar uma marca nova, com um novo nome. Tivemos de dar uma pausa por causa da pandemia, em 2020, e as vendas pararam por uns 40 dias. Mas depois veio o boom: o produto se vendia sozinho, porque todo mundo estava transformando sua casa por causa do isolamento social. 

De 2021 para 2022, precisávamos voltar ao processo de rebranding, porque estávamos completando 22 anos em Florianópolis. Todo o reposicionamento de Masotti Florianópolis para a Contti Home Design veio com um mix mais contemporâneo e assertivo em uma loja mais limpa e agradável. Mantivemos o piso, mas trabalhamos uma iluminação cênica bem específica. Estamos há dois meses com a Contti e já é um sucesso enorme. Profissionais e parceiros, escritórios que não conheciam a marca e a nossa história, passaram a nos olhar com novos olhos. Não perdemos nossa história. Pelo contrário: nossos 23 anos de história estão bem consolidados e estamos cada vez mais próximos dos escritórios. Este ano participamos de quatro ambientes na CASACOR SC, em Florianópolis, e o reposicionamento tem sido muito positivo para a marca. 

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Sala de estar no showroom da Contti Home Design: mobiliário contemporâneo e representação exclusiva de marcas como Pollus, Gottems e Feeling. Foto: Divulgação

A Masotti Curitiba está passando por um reposicionamento de marca em 2023, a exemplo da Contti Home Design. Quais as particularidades do rebranding na unidade de Curitiba? 

Trouxemos todo o know-how de Florianópolis para Curitiba. Eu e Katy assumimos a Masotti Curitiba em agosto de 2017, como um desafio. Tiramos a operação de um faturamento negativo para atingir o zero a zero. Primeiro reformamos o ponto de venda, que ainda não é o que gostaríamos, mas estamos caminhando para termos a loja ideal. Na época, mudamos a equipe de vendas e contratamos um gerente local, com experiência em Curitiba.

A estratégia em Curitiba foi buscar parcerias com escritórios de arquitetura para que conhecessem o ponto de venda e o nosso trabalho, mas também fechamos muitas parcerias com lojistas de áreas com afinidade com nosso negócio, como a Kinta Acabamentos, Bontempo, Portobello, Karsten, Temppo Móveis, Bentec, Eletrotiba, Sol Decor Cortinas. São empresas que formam uma rede de especificação, e que abriram as portas para colocarmos nossos produtos: sofás, mesas, cadeiras, poltronas. Isso nos fez crescer muito em Curitiba.

Como empresário, sempre digo que ter bons profissionais ao seu lado, tanto na gerência quanto em marketing, branding e relacionamento é muito importante. Você pode saber do seu negócio, mas se beneficia muito do conhecimento e ideias dos profissionais de comunicação. Tenho uma equipe excelente tanto em Florianópolis quanto em Curitiba, que me dão muitas ideias e me orientam nos passos. 

Os gerentes das lojas fazem toda a diferença para o dia a dia do negócio. O treinamento com os meus gerentes passa por ir às fábricas, conhecer ambas as lojas, estreitar o relacionamento com fornecedores e escritórios. Trabalhamos lado a lado investindo e medindo o resultado a cada aposta, a cada passo. 

O que a nova fachada da Masotti Curitiba, inaugurada dia 21 de novembro, simboliza nesta “loja ideal” que você mencionou?  

Queremos uma loja mais luxuosa, com um espaço interno mais amplo, como a fizemos com a Contti em Florianópolis. A Casa Ohm está fazendo esse projeto e as arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas já estiveram em Florianópolis para ver como está a Contti Home Design e desenhar uma loja que seja a cara de Curitiba nessa nova proposta.

Quando o escritório do Maximiliano Scandelari aceitou fazer a vitrine, eles trouxeram um projeto para a fachada também. Revitalizar a fachada da loja é fundamental para ganhar projeção em escala. Ao investir na renovação externa, estamos não apenas trazendo modernidade e rejuvenescimento, mas também criando um impacto audacioso que se estende por toda a rua. Ao transformar o exterior junto com os novos ambientes internos, estamos mais próximos da loja ideal, criando um negócio mais pujante e alinhado com a visão de futuro que buscamos.

Como vocês trabalham estratégias e aproximação de parceiros? 

É uma combinação de estratégias, e todas precisam estar alinhadas: a organização da loja, o mix de produtos, o treinamento da equipe, a qualidade dos produtos, a prospecção de parceiros. Nós fazemos visitas e convites para os profissionais conhecerem nossa loja e os espaços que tenham nossos móveis. Fazemos pequenos eventos com os escritórios envolvendo nossa equipe de vendas, e os gerentes comerciais, para estreitar cada vez mais o relacionamento e fechar mais parcerias.

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Vitrine “Espaço Gourmet”, assinada pelo escritório Maximiliano Scandelari Arquitetura, inaugurada em 21 de novembro na Masotti Curitiba. Foto: Marcelo Elias/Divulgação

A renovação trimestral das vitrines e espaços internos é um exemplo. É uma maneira de estreitar relações com os profissionais do mercado, que assinam os espaços na nossa loja. Eles têm uma vitrine e nós temos uma loja bonita. É benéfico e dá muito resultado para ambas as partes. Também convidamos esses profissionais para fazer visitas técnicas a indústrias e fábricas de móveis e à mostras de decoração, como a CASACOR. 

Então vai muito além de ter bons produtos. É praxe que precisamos de fornecedores de qualidade indiscutível. Para ter sucesso nessa área precisa ter equipes muito bem treinadas, com direcionamento para atender os profissionais de arquitetura e design de interiores. O reposicionamento da Contti Home Design, e também o da Masotti Curitiba, tem ajudado o profissional e o cliente a enxergarem esse valor agregado que oferecemos. 

A Masotti Curitiba é muito elogiada pela excelência no atendimento. Quais os principais pontos para um treinamento eficiente da equipe? 

Nosso atendimento é cortês, receptivo, sempre acolhedor para que o cliente se sinta em casa e a gente possa solucionar o problema dele (realizar seu sonho). Também passa por ter um cuidado ao recebê-lo na loja, servir um cafezinho, um pão de queijo, um bolinho. 

Quando o cliente nos procura, ele está com alguma demanda no lar: pode ser uma mesa, cadeiras, um sofá, algo que está faltando na casa dele. E quando ele chega ao nosso espaço, ele precisa se sentir à vontade para perceber que nós vamos oferecer uma solução dentro do preço, qualidade e atenção que ele merece. Nosso atendimento é muito atencioso desde o início e frequentemente o vendedor acompanha as entregas e também entra em contato no pós-venda, para saber se deu tudo certo na casa do cliente, se houve algum problema de fábrica ou avaria. O pós-venda é tão importante quanto a venda, porque é nessa atenção que conquistamos o cliente e ele volta a comprar. E, claro, o forte do nosso negócio é ter pessoas que solucionam. 

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Home Cinema, ambiente assinado por Lisiê Pissetti na Masotti Curitiba, inaugurado em 21 de novembro. Foto: Marcelo Elias/Divulgação

Como vocês desenvolveram a curadoria de fornecedores para chegar nessa seleção de alto padrão? 

No início, íamos mais em feiras. Atualmente estamos indo nos previews das indústrias parceiras, que praticamente não participam mais de feiras. Por exemplo, fomos aos previews da Feeling e da Destack Móveis, ambas em São Paulo, das quais somos representante exclusivo em Florianópolis, 

Como estamos mais voltados para peças contemporâneas, estamos muito atentos ao que o mercado está absorvendo, ao que sai nas revistas internacionais, ao que está sendo lançado em Milão. Para que quando você chegue em um preview ou feira, você consiga absorver e fazer a curadoria

Além disso, precisa entender o que tem a ver com cada mercado. O mercado de Florianópolis é muito diferente de Curitiba: lá eu vendo muitas peças com pintura natural, e em Curitiba o que sai é um amadeirado mais escuro, por exemplo. Em Florianópolis, o uso de cores é mais bem recebido. Em Curitiba, a preferência é por tons neutros. São percepções que você adquire ao longo do tempo. Antes de ir aos previews, converso muito com as equipes de vendas e gerentes comerciais, porque são eles que estão no dia a dia com os escritórios e clientes. Cerca de 80% da compra tem que ser assertiva. No restante você ousa e aposta em algo que chame a atenção. 

Melissa Mussi | [email protected]