Cristiane Yuri Toma – Cenário da Capadócia

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e a Muraro Eventos Esportivos desenvolvem neste domingo (13), com decolagem do Parque Estadual de Vila Velha, a 1ª Revoada de Balões. Serão 15 balões, de diversos tamanhos e formatos, a maioria deles produzida no Estado do Paraná. As decolagens ocorrerão, em área restrita do Parque Estadual de Vila Velha, em dois momentos: às 7h30 e às 16 h 30.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), A atividade deste domingo será um vôo de exibição, não sendo prevista a venda de passagens ou ingressos para os balões. O acesso à área de decolagem, no entanto, está garantido pelo Instituto Ambiental do Paraná e será liberado até a capacidade de carga estabelecida pelo Plano de Manejo do Parque, que é de 800 pessoas. Vôos panorâmicos não são permitidos pelo atual plano, de acordo com o empresário Ivan Muraro, que está co-promovendo esse evento.

“A idéia é proporcionar uma nova frente de divulgação da cidade, em particular do Parque Estadual de Vila Velha, principal produto turístico de Ponta Grossa”, destaca o secretário Edgar Hampf, titular da SeTur.

A operação de balões poderá ser incluída nas atividades a serem desenvolvidas dentro do parque após a conclusão do processo de concessão das áreas de visitação, que já está em andamento.

Visitação ao Parque

A visitação às áreas dos arenitos, furnas e Lagoa Dourada, sempre com guias, somente será possível com a aquisição de tiquetes específicos, de acordo com o regulamento de visitação ao Parque Estadual.

Leia também: https://www.bemparana.com.br/noticia/festival-de-baloes-neste-domingo-transforma-o-parque-vila-velha-numa-capadocia#.XaC40EZKjIU

Mais atrações

Mas além dos espetáculo dos balões, Ponta Grossa tem outros atrativos. Neste final de semana também acontece o Festival de Taiko com espaços de artes marciais e arqueria japonesa no Parque Ambiental. O 16° Festival Paranaense de Taiko, terá em sua programação três espaços dedicados às artes marciais orientais. Entre as atrações estão demonstrações e oficinas de combate com espadas, judô, taekwondo e kung fu, além do Espaço Kyudo e Kenjutsu.

O kyudo, que pode ser traduzido como ‘caminho do arco’, é a arte marcial do tiro com arco. É a mais antiga das artes marciais japonesas, com referências históricas que vêm do século VII. A prática do kyudo nos dias de hoje está ligada à busca pelo desenvolvimento físico e mental.

O kenjutsu, por sua vez, é a arte de combate com espadas, criada pelos samurais no Japão feudal há mais de 600 anos. É uma disciplina física, mental e espiritual, e a prática busca o equilíbrio entre o corpo e a mente. O Espaço Kyudo e Kenjutsu, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Kyudo e o Instituto Cultural Niten, estará aberto entre as 14h e 18h, no sábado e domingo.

No Espaço Swordplay, realizado em parceria com a Equipe Pendragon, os participantes poderão assistir e participar de batalhas e simulações de combate medieval com espadas de espuma. O espaço funcionará das 14h às 18h. Já o Espaço das Artes Marciais irá trazer demonstrações e oficinas pra iniciantes de judô, taekwondo e kung fu, além da Dança do Leão Chinês. A atividade conta parcerias do Colégio Sepam, Sensei Sigueo, Shaolin Norte Kung Fu e Oriental Arts.

A programação completa do Festival de Taiko está disponível nas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura, no site da Prefeitura de Ponta Grossa (na aba ‘Agenda Cultural’) e no aplicativo Cultura Paraná.

Feira Paraná

Após 20 anos sem ser realizada, a Feira Paraná será resgatada em 2019 com um grande objetivo: colocar Ponta Grossa em destaque no agronegócio paranaense. A Feira que promete ser a maior da história da cidade vai incorporar a 41ª edição da Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi). A programação acontecerá de 18 a 27 de outubro no Centro Agropecuário e Centro de Eventos. A entrada – exceto para os shows e rodeio – será gratuita.

A expectativa é de a Feira tenha um público de 300 mil pessoas nos dez dias. Serão centenas de empresas de tecnologia, agronegócio, comércio e serviços em mais de 13 mil m² de áreas cobertas.

MUNCHENFEST

E, de 14 a 17 de novembro Ponta Grossa realiza a 30ª edição da Munchenfest, principal evento gastronômico e cultural do município. A MunchenFest é a única festa com apoio do Consulado da Alemanha no Sul do Brasil. Promovida há quase 30 anos, a festividade anual proporciona aos visitantes o encontro com a gastronomia e culturas alemãs.