Certamente você já ouviu e já usou a expressão a primeira impressão é a que fica. Essa é uma das maiores verdades a respeito do comportamento humano. Com raríssimas exceções, as pessoas fazem juízos de valor umas a respeito das outras a partir do primeiro momento em que se veem.
Se, ao sermos apresentados a uma pessoa, simpatizarmos de imediato com ela, é provável que continuemos simpatizando ad infinitum… mesmo que ela cometa alguns pequenos deslizes comportamentais. E o contrário também é verdadeiro: se, à primeira vista, tivermos uma reação de antipatia à pessoa que nos foi apresentada, dificilmente mudaremos de opinião em relação a ela, mesmo que ela se mostre bacana. É como se aquele anjinho ou diabinho mental dissessem a todo momento: Não se iluda! Fulano é má pessoa ou Ele não fez por mal, no fundo é gente boa!
É claro que, nesse julgamento, corremos o risco de cometer injustiças e rotular pessoas de forma equivocada. Portanto, devemos tentar evitar esse julgamento rápido. Por outro lado, sabendo que vamos ser julgados pelos interlocutores, devemos investir no bom comportamento para tentar sempre causar a melhor primeira impressão possível. É como diz um ditado popular: Não temos uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. A primeira é só a primeira e dificilmente mudará, a menos que algo muito marcante ocorra.
Portanto, tente não julgar, mas saiba que será julgado e, por isso, esforce-se para que as pessoas aceitem sua presença com simpatia.
Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.