Viajar, conhecer outros lugares, culturas e pessoas diferentes é sempre muito bom. O que acontece, é que muitas pessoas pensam que para viajar é necessário ter dinheiro sobrando. Para provar que é possível conhecer lugares diferentes gastando pouco, o Guidu — www.guidu.com.br — guia online, em formato de rede social, com conteúdo colaborativo, onde os próprios usuários dão dicas e fazem os comentários dos estabelecimentos. Confira a lista de dicas que podem facilitar muito a vida daqueles que pretendem viajar e economizar.
Preparar a viagem antes é muito importante. Evitar viajar em meses como dezembro, janeiro, junho e julho, que são períodos de alta temporada, é a melhor forma de economizar.  O quanto antes a passagem for comprada, melhor são as chances de conseguir uma boa tarifa.
Procure meios alternativos de ir para o aeroporto, como uma carona, ou no caso de Curitiba, recorra ao serviço público de transporte. A linha Aeroporto, que transita em Curitiba, custa R$ 8 e há paradas em vários pontos centrais da cidade, com na Rodoferroviária e Teatro Guaíra.

Nunca deixe o carro no estacionamento do aeroporto, pois contar com este facilitador costuma sair muito caro. Se não puder bancar um taxi, peça para algum familiar ou amigo te levar. E não esqueça: é educado pagar a gasolina para essa pessoa que aceitar fazer este favor, afinal, a economia deve valer para todos.
Para viagens as internacionais é melhor levar uma nécessaire com xampu, condicionador, sabonete, aparelho de barbear/depilar, escova e pasta dental, pente para cabelos, cortador de unhas, cotonetes e todos esses produtos básicos para higiene pessoal. Eles costumam ser muito mais caros fora do Brasil.

Apesar de quase poder ser oferecido pelo hotel, é bom se certificar da classificação do estabelecimento escolhido. Dependendo da hospedagem escolhida, esses artigos poderão ser considerados de luxo. E no final da contas, é bem melhor conhecer museus, praças e restaurantes do que ficar rodando pelas farmácias e supermercados da cidade.
Para quem acha os valores de hotéis muito caros, a dica é procurar os hostels, um tipo de albergue frequentado principalmente por jovens dispostos a dividir o quarto com desconhecidos. É claro que há a opção de escolher ficar hospedado em quartos para duas, três ou até 15 pessoas. Tudo depende do quanto se quer pagar, quanto mais pessoas, mais barato.
Outra boa dica é evitar transparecer que se é um turista. Para segurança pessoal é melhor evitar atrair a atenção de pessoas mal intencionadas. Caminhar pelas ruas com um mapa aberto, máquina fotográfica no pescoço e a carteira cheia de dinheiro não é seguro em parte alguma do mundo.
Antes de sair, o melhor é conferir o caminho pela internet ou perguntar aos funcionários do local em que tiver hospedado. Deixar uma corrida nas mãos de um taxista provavelmente vai ficar mais caro.

Nove passos para viajar gastando pouco

1 – Antecedência
Preparar a viagem antes é muito importante.

2 – Carona amiga
Nunca deixe o carro no estacionamento do aeroporto, pois contar com este facilitador costuma sair muito caro.

3 – Arrumando a nécessaire
Para viagens internacionais, leve uma nécessaire produtos básicos para higiene pessoal.

4 – Alternativa para hospedagem
Se você acha os valores de hotéis muito caros, prefira se hospedar em hostels.

5 – Faça o habitual
Evite ao máximo transparecer que você é turista, isso poderá atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.

6 – Planeje sua rota
Tente conferir o melhor caminho pela internet ou pergunte aos funcionários do local em que tiver hospedado.

7 – Atente-se aos cardápios
 Alguns lugares costumam ter preços diferentes para residentes e turistas.

8 – Roupa suja
Para economizar durante a viagem, esqueça as lavanderias

9 – Moedinhas
Só troque dinheiro em casas de câmbio, nunca confie em pessoas que anunciam este tipo de serviço pelas ruas da cidade.