Comida caseira no fogão a lenha

Comida caseira no fogão a lenha

Há cerca de quatro anos descobri um lugar ideal para descansar e levar as crianças para muita diversão. Desde então, pelo menos duas vezes por ano passo um fim de semana relaxando, comendo bem e longe de computador e celular. O local é a Pousada Ribeirão das Flores, na zona rural a cerca de 80 km de Curitiba, na região de Rio Branco do Sul. Para resumir em duas palavras: simplicidade e fartura. Em tudo.  Dos chalés de madeira ao restaurante com fogão a lenha. São cinco refeições por dia, pra se ter uma ideia.

Piscina infantil diverte as crianças

Piscina infantil diverte as crianças

O café da manhã tem todos os itens de um hotel, e ainda bolinho de chuva e até virado de feijão, como manda a tradição tropeira. Lá pelas 11h30, é servido um aperitivo ao lado da piscina. Queijinho temperado se une a uma ultramacia carne de búfalo grelhada na chapa. E tem ainda costela no fogo de chão. O almoço é bem caseiro, feito pela cozinheira Rose Barbosa, moradora da região, como todos os funcionários da pousada. Da horta vêm itens como a couve-flor gigante que ela gratina inteira no forno.

Queijo de búfala temperado

Queijo de búfala temperado

No buffet, pratos como rabada com polenta, leitão a pururuca e bisteca de porco à milanesa. Tudo simples e saboroso. No meio da tarde, tem o lanche com pinhão, pipoca, cachorro-quente e canudinho de maionese.  Para o jantar, mais variedade: sopa, pastel, pizza e até um macarrão com legumes à moda oriental. Na mesa de sobremesas, doces caseiros como abóbora em compota, sagu, arroz doce, canjica.  Daí já viu, não é? Impossível sair sem ganhar uns quilinhos. Mas tem muita atividade para compensar.

Parquinho coberto garante diversão faça chuva ou sol

Parquinho coberto garante diversão faça chuva ou sol

A pousada oferece diversos passeios, como cavalgada, tirolesa, bondinho aéreo e até a visita a um castelo surreal no alto da montanha, com uma vista de tirar o fôlego. Tem uma piscina infantil cheia de bichinhos coloridos que agradam a criançada, piscina adulta com toboágua e uma piscina coberta para os dias de frio.

Castelo da montanha,  inspiração medieval

Castelo da montanha, inspiração medieval e um toque de folclore

Os pequenos ainda podem interagir e alimentar os coelhinhos e cabritos.   O playground cheio de apetrechos consegue manter a atenção por horas e é coberto, garantindo diversão mesmo com chuva. Por tudo isso, a pousada é o lugar preferido dos meus filhos e eles vivem pedindo para voltar lá.

Piscina é bem ensolarada

Piscina é bem ensolarada

Para chegar, a partir de Curitiba, o passeio leva uma hora pelo asfalto e mais uma hora em estrada de chão. Por isso, é preciso ir de dia. Os pacotes normalmente começam na sexta-feira à tarde e vão até domingo à tarde. As refeições estão incluídas, mas os passeios são pagos à parte. Prepare-se para muita simplicidade nos chalés: tudo é pensado pela funcionalidade, não pelo design. Mas o banho é quente, a cama macia e a gente dorme ouvindo o barulhinho do riacho que passa ao lado da pousada.

Os proprietários, Janet e Aguilar Silva, estão sempre presentes, cuidando pessoalmente dos detalhes. É o que faz a diferença e torna a Pousada Ribeirão das Flores um lugar tão especial. Se quiser mais informações, ligue (41) 3357-7474 ou [email protected].

Vista do castelo: montanhas a perder de vista

Vista do castelo: montanhas a perder de vista

Obs. A jornalista visitou a pousada em setembro a convite dos proprietários.